BRUNA FARO
Esses dias estava me perguntando qual a importância da trilha sonora em um filme ou uma série. Existem produções que na hora vem à mente quando sua canção começa a tocar. Quando a trilha sonora é boa, ela é para sempre lembrada. É o caso de 2001: Uma Odisséia No Espaço, Star Wars, Harry Potter, Indiana Jones, entre outros.
Atualmente, a versão de 2018 de Nasce Uma Estrela, tem conquistado as playlists. Há oito semanas o filme está no topo da lista da Billboard, como melhor trilha sonora do ano.
No gênero musical o mais recente sucesso foi La La Land, com a canção City Of Stars. Mas não podemos esquecer dos clássicos como O Mágico de Oz, Moulin Rouge, Chicago, Grease… Na televisão, séries como Friends, Simpsons e Game Of Thrones também deixaram suas sinfonias grudar nos ouvidos do povo.
Inclusive, os atores Maisie Williams e John Bradley que interpretam Arya Stark e Samwell Tarly em Game Of Thrones, vieram ao Brasil na semana passada para a CCXP (Comic Con Experience) que aconteceu do dia 6 à 9 de dezembro. Em uma das entrevistas, os atores junto ao público, tentaram cantar a música tema da série! O resultado foi engraçado, com todos fazendo o instrumental icônico com a boca.
A CCXP é uma convenção onde fãs da cultura pop se reúnem para receber novidades sobre seus filmes favoritos, ver artistas que admiram e viver experiências únicas envolvendo aquela franquia especial. Muitas empresas de entretenimento também lançam novidades e materiais exclusivos durante esse período. O que deixa esse público ainda mais animado e com o sentimento de privilégio. Afinal qual geek não ama ter na sua prateleira uma figura de ação com limited edition (edição limitada) escrito na caixa?
O local que recebe todos esses fanáticos, conta com uma estrutura cheia de estandes. Cada uma pertence a uma produtora, loja, canal de televisão, etc… Todas tem uma atividade diferente para agradar quem passa por ali. Desde descontos até atração de terror onde você leva susto do palhaço Pennywise, do filme IT!
Enquanto andava por lá percebi que muitos dos lugares tocavam a música tema de filmes ou séries. No estande do Cartoon Network, por exemplo, resolveram deixar as canções interativas e colocaram um karaokê onde o público cantava junto com o desenho Steven Universe.
Ao acompanhar o evento me veio à cabeça a questão do começo desse texto e perguntei para algumas pessoas o que elas acham de uma boa trilha sonora. Todas me deram a mesma resposta. É de extrema importância para criar uma conexão entre o telespectador e a cena. Em um momento de tensão é necessário uma composição que crie esse sentimento. Como vemos no filme Tubarão ou em Psicose. Porém, além da responsabilidade de nos inserir na história, a trilha tem também a função de marcar um momento.
Uma das minhas favoritas, por exemplo, é do filme Conta Comigo. Recheada de clássicos do rockabilly é o álbum ideal para me deixar de bom humor. O engraçado é que nem é meu filme favorito! Porém suas músicas me trazem felicidade por serem especiais.
Gosto musical é muito pessoal, por isso escolher a trilha sonora favorita vai além do roteiro. Já parou para pensar como consegue recordar a letra de músicas que ouvia quando criança? A resposta é simples, lembra a infância, uma das melhores fases da vida. Quando a memória é boa, não importa se a música ou o filme não são, o importante é o simples prazer de reviver aquele momento.
Uma das pessoas que me responderam, disse que sua trilha favorita só é a predileta pois representa para ela um momento muito importante em sua vida, então toda vez que a escuta ela relembra daquele tempo com carinho.
Essa é a magia da música. Causa um impacto e tem o poder de nos teletransportar para lugares ao redor do mundo. Consegue mudar nosso humor e pode até ser como o Delorean, de De Volta Para O Futuro, viajando no tempo com as nossas memórias.
Então a resposta para a minha pergunta vai muito além de criar um clima para tal cena. É sobre gerar uma memória afetiva, podendo ser positiva ou negativa, mas que ficará para sempre guardada. Cada pessoa lembrará daquelas notas de forma única. A trilha sonora serve para conectar aquele momento com nossas vidas e criar um sentimento de nostalgia ao escutar aquela sinfonia novamente. E para você, qual trilha sonora mexe mais com suas emoções?