by Bruna Faro
Share
by Bruna Faro
Share
Depois de cinco anos sem nenhuma novidade, The Black Keys finalmente está de volta! A dupla formada por Dan Auerbach, nas guitarras e vocal, e Patrick Carney, na bateria, lançou neste mês a canção Lo/Hi. Eles não divulgaram, por enquanto, nada sobre um novo álbum mas liberaram datas de uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá, no final deste ano. A tour começa no dia 23 de setembro, em Denver (EUA) e termina em Vancouver (Canadá), no dia 24 de novembro.
Nesse meia década que estavam separados, eles não deixaram de colocar em atividade projetos solos. Patrick investiu em produções de discos para várias bandas e artistas e não perdeu tempo, criando o duo Sad Planets, junto com John Petkovic. Os dois lançaram uma música até agora, Not of This World e o álbum já tem nome: Akron, Ohio.
Já Dan, aproveitou para construir a banda The Arcs, com o disco Yours, Dreamily, além de produzir conteúdo para sua carreira solo, que existe desde 2009, e em 2017, ele lançou o álbum Waiting On A Song, com dez faixas inéditas.
A última vez que Dan e Patrick se juntaram como “as chaves pretas”, foi em 2014, com a divulgação de Turn Blue, o oitavo álbum de The Black Keys. Porém, antes dele, em 2011, veio o maior sucesso da banda em questões financeiras, El Camino. A capa mostra a imagem de uma van, parecida com a que eles usavam para fazer as turnês no começo da carreira. Dentro, canções chicletes como Lonely Boy e Gold On The Ceiling. Com esse trabalho, eles vieram até ao Brasil pela primeira vez, como headliners do Lollapalooza de 2013, para divulgar o disco.
Mesmo assim, muitos dizem que Black Keys “se vendeu”, com o lançamento de El Camino, devido a sua pegada mais comercial. Fica até difícil dizer o contrário, quando vemos a tatuagem illuminati no braço do Dan. Mas, na verdade, a banda começou a experimentar esse novo som desde Brothers, em 2010.
Fora esses sucessos, o duo é responsável pelos discos Atack & Realease (2008), Magic Potion (2006), Rubber Factory (2004), Thickfreakness (2003) e o primeiro de todos, The Big Come Up (2002).
The Black Keys surgiu na pequena cidade de Akron, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. A dupla se conheceu quando criança, na escola e mesmo sendo de grupos diferentes (Dan era capitão do time de futebol e Patrick era excluído), se uniram em 1996, graças a seus irmãos que insistiram para eles formassem uma banda. Com familiares músico, os dois não se desgrudaram mais. Chegaram até a ir para a Universidade de Akron, mas logo saíram e foram atrás da música.
Com seu som alternativo, blues e garage rock, a dupla conquistou fãs ao redor do mundo. Agora, com uma carreira de mais de dez anos e uma discografia de oito discos (rumo ao nono), The Black Keys conseguiu sair de uma cidade de 198 mil habitantes, rodar o mundo, ganhar diversos prêmios, e até entrar para o Rock n’ Roll Hall Of Fame, com sua música indie contagiante.
STAY IN THE LOOP