O que você está procurando?

Geral

blink-182: como Enema of The State mudou a história da banda

Há algumas semanas, o blink-182 lançou o ótimo single Blame It On My Youth. Confessional, a faixa fala como as escolhas na juventude influenciaram na vida que o trio vive hoje. Bem como a forma que eles enxergam o mundo.

Entretanto, uma frase da música chama bastante atenção: “I’ve been lost since 1999”. Em português, “estou perdido desde 1999”.

Foi exatamente neste ano que o blink-182 conquistou definitivamente o espaço na mídia com Enema of The State. O disco em questão completa 20 anos no próximo dia 1º de junho e sem dúvidas é um dos trabalhos que ajudaram a definir o pop punk nos anos 2000.

Continua depois da publicidade

Então, lá vamos nós com mais um especial dos “Grandes Álbuns do Pop Punk”. Preparado para conhecer ou relembrar algumas curiosidades sobre o blink-182 e o Enema of The State?

Turn Your Head and Cough

Enema of The State foi definitivamente o ponto de virada na carreira do blink-182. No entanto, o álbum quase teve outro título que também combinaria com a capa que tem a ex-atriz pornô Janine Lindmulder vestida de enfermeira.

Até pouco antes do seu lançamento, o disco teria como nome Turn Your Head and Cough. Traduzindo, Vire a cabeça e tussa. Qualquer pessoa que já foi ao médico deve ter ouvido essa frase.

Porém, o senso de humor do blink-182 fez como que o trio escolhesse o título que conhecemos. Enema no caso é o nome dado para lavagem intestinal. Sendo assim, eles resolveram fazer um trocadilho com outra frase famosa: enemy of the state, ou inimigo do estado em português.

Continua depois da publicidade

What’s The Drummer Name Again?

Para o blink-182, Enema of The State veio após uma fase de diversas mudanças. A principal delas ocorreu na sua formação com a entrada de Travis Barker como baterista.

Anteriormente, o trio estava enfrentando problemas constantes com Scott Raynor. Enquanto a popularidade da banda aumentava por conta de singles como Dammit, o jovem baterista ainda tentava terminar o colegial. No entanto, depois de muitas brigas, o músico “preferiu sair” da banda e continuar seus estudos e entrar numa faculdade.

A estreia de Barker no blink-182 aconteceu em uma situação totalmente fora do comum em fevereiro de 1998. De acordo com o que contam, ele teve que aprender todas as 20 faixas do repertório 45 minutos antes da apresentação.

Raynor chegou a retornar em algumas apresentações ao longo de 1998. No entanto, o clima desgastado junto com os problemas com álcool do músico fez com que ele fosse desligado definitivamente da banda.

Continua depois da publicidade

Então, logo em seguida, Barker foi “efetivado” no blink-182 e entrou em estúdio para gravar o primeiro disco ao lado de Tom DeLonge e Mark Hoppus. E também o primeiro material da banda pela nova gravadora, a MCA Records.

All The Small Things

Em Enema of The State, o blink-182 teve oportunidade de realizar um trabalho muito mais profissional. Por estar em uma grande gravadora, eles também tinham mais recursos financeiros para gravar em estúdios melhores e com ajuda de grandes profissionais.

Jerry Finn foi escalado pela banda para produzir o disco. Anteriormente, o músico e engenheiro de som foi responsável pela mixagem de Dookie (1994) do Green Day e havia trabalhado com Pennywise, banda muito próxima dos membros do blink-182.

Em diversas entrevistas, o trio destacou a importância do trabalho de Finn no sucesso de Enema of The State. De acordo com os músicos, o produtor os ajudou a desenvolver um som muito mais pop e sempre exigia o melhor de cada um durante a gravação.

Continua depois da publicidade

Ou seja, foram “todas as pequenas coisas” que fez a banda chegar no resultado que eles desejavam. Um som limpo com uma pegada mais pop e ao mesmo tempo melódico. Entretanto, sem deixar de lado a energia do pop punk dos anos 90.

Logo, o blink-182 adotou o Finn como seu principal produtor e quarto integrante. Posteriormente, ele produziu também os discos que viriam depois: Take Off Your Pants and Jacket (2001) e blink-182 (2003). Bem como os álbuns das bandas paralelas Box Car Racer e +44.

“Mark’s Song”

Apesar da sonoridade pop e até mesmo próxima do skate punk, as composições de Enema of The State são muitas vezes autobiográficas. Por exemplo, o blink-182 ainda fazia piadas sobre histórias e personagens do colegial (Dysentery Gary, The Party Song, Anthem).

Por outro lado, eles também mostravam amadurecimento ao tocar em alguns temas. O Complexo de Peter Pan é retratado com bastante humor no hit What’s My Age Again?. Enquanto, Going Away to College retrata os casais que se separam após o fim do colegial.

Continua depois da publicidade

All The Small Things, talvez o maior single do grupo, é uma homenagem do Tom DeLonge para sua namorada. Inspirado nos Ramones, a balada meio power-pop fala sobre como a moça apoiava o músico durante as gravações fazendo pequenas surpresas para ele.

Adam’s Song possui diversas interpretações. Por exemplo, alguns acreditam que seria a história da carta de suicídio de um adolescente. No entanto, ao analisar a letra nas entrelinhas, ela fala sobre como Mark Hoppus se sentia sozinho ao voltar para casa após as turnês. Na época, o músico era o único integrante da banda que estava solteiro.

Canções como esta, bem como Don’t Leave Me e Wendy Clear, já apontavam o que o blink-182 viria a mostrar em Take Off Your Pants and Jacket. E, principalmente, o que seria a base do disco blink-182. Ou seja, sentimentos e emoções.

The Mark, Tom, and Travis Show!

Enema of The State foi bem recebido pela crítica na época do seu lançamento. A maioria dos comentários se referia a sua energia e sua jovialidade. E também classificaram o trabalho como algo que se diferenciava da maioria das bandas naquele período.

Continua depois da publicidade

E não demorou muito para o terceiro álbum da carreira do blink-182 se tornar uma referência para o pop punk. Bandas famosas como Fall Out Boy, Simple Plan, New Found Glory e até os brasileiros do Strike não negam a influência do disco na sua formação.

Obviamente, o álbum foi fundamental para que o gênero se mantivesse vivo no mainstream na virada do século. Ao mesmo tempo em que completou a tríade dos principais discos de pop punk dos anos 90 ao lado do já citado Dookie e Smash (1994) do The Offspring.

Não é à toa que o Enema of The State aparece em listas como “101 Discos Clássicos Modernos”, “Os 51 Discos Mais Essenciais do Pop Punk de Todos os Tempos” e assim por diante. E talvez por isso o disco vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo inteiro.

E essa popularidade fez com que o blink-182 realizasse suas primeiras turnês em arena. Com diversas apresentações “sold-out” durante o verão americano de 2000, o trio captou alguns dos shows em transformou no seu primeiro disco ao vivo. The Mark, Tom, and Travis Show (The Enema Strikes Back!) foi lançado em novembro de 2000.

Continua depois da publicidade

Aliens Exist

Acredito que já tenha ficado claro como Enema of The State foi importante para a história do blink-182 e do próprio pop punk. O que veio depois, nós já sabemos: o trio lançou mais dois álbuns, entrou em hiato, voltou… lançou mais um trabalho (Neighborhood, 2011)… Tom DeLonge foi “caçar” aliens e Matt Skiba entrou para a banda.

No fim, o blink-182 construiu uma ótima carreira e a pedra fundamental para isso é Enema of The State. Se eles estão perdidos desde 1999, os fãs encontraram uma grande banda e álbum para idolatrar.

https://youtu.be/ZDg9OzCz_RE

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Agenda

O Concha Rock Santos apresenta, neste domingo (24), os shows acústicos das bandas santistas Suburbia e SubPop, que vão agitar o palco da Concha...

Gringolândia

Logo após presentear os fãs com faixas inéditas como All In My Head e No Fun, o Blink-182 completa seu álbum One More Time…...

BR

O novo volume da coletânea com versões punk rock de clássicos da música brasileira chegou aos tocadores digitais nesta terça-feira (10). Roupa Nova, Tetê...

Agenda

O trio inglês de pop punk Busted, formado por James Bourne, Matt Willis e Charlie Simpson, vem ao Brasil pela primeira vez em novembro....

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos