A espera por um novo disco do Rammstein demorou. Porém, depois de dez anos, o retorno não podia ser melhor. RAMMSTEIN, é um dos melhores trabalhos da banda.
Primeiramente, vale lembrar que mesmo sem produzir nada novo, o grupo continuou se apresentando. Inclusive, produzindo alguns discos de gravações de shows, como o PARIS (LIVE), em 2017. Mas, era uma leva de novas músicas que os fãs queriam, e foram atendidos.
Antes do lançamento oficial do álbum, os alemães criaram uma grande polêmica. Ainda que, DEUTSCHLAND, seja uma ótima canção, o seu videoclipe gerou incômodo por fazer alusões ao período nazista. Contudo, o vídeo menciona diversos períodos históricos da Alemanha, e em nenhum momento citam apoio a algo do gênero.
RADIO foi o segundo single lançado. A fim de homenagear o veículo de comunicação. Tanto é que a canção foi lançada nas rádios de vários países antes de seu lançamento oficial.
RAMMSTEIN
A princípio, o disco não traz nada de novo, visto que as duas primeiras canções são os dois singles lançados anteriormente. Entretanto, a dobradinha que vem logo em sequência, com ZEIG DICH e AUSLÄNDER consolida o início do trabalho.
Toda essa mescla entre o metal característico do Rammstein com elementos eletrônicos dá muito certo nessa obra. Inegavelmente, não parece que o grupo estava a tanto tempo sem criar algo novo. Além do mais, Till Lindemann está impecável nos vocais, mais uma vez.
Antes que o álbum termine, temos a ótima WEIT WEG para marcar o começo do fim de RAMMSTEIN. Ao mesmo tempo que, Mutter (2001) e REISE, REISE (2004) sejam excelentes, a nova obra não fica atrás de nenhum desses no quesito qualidade, mostrando que os alemães ainda tem um grande potencial inexplorado.