O que você está procurando?

Crédito: Lucas Shtorache

Garage Sounds

Garage Sounds #05 – Bayside Kings, o clássico contemporâneo

Se o Garage Sounds precisava de uma banda que representasse Santos em seu lineup, conseguiu. Um grupo que tem seus inúmeros fãs e que consegue deixar todos boquiabertos em suas apresentações: Bayside Kings. É sem dúvida a banda mais versátil do hardcore brasileiro.

Em quase dez anos de estrada, já teve álbum 3D, festival próprio, lançou CD, vinil, EP, clipes, documentário, faz doações e shows beneficentes. Além de possuir, praticamente, uma marca de roupa. Uma de suas camisas foi pirateada em um camelô de São Paulo.

A carreira da Bayside Kings

Formado em 2010, o quarteto santista lançou seu primeiro trabalho dois anos depois. The Way Back Home vendeu rapidamente seus exemplares e mostrou quem era o Bayside Kings.

Continua depois da publicidade

No ano seguinte, o EP Warship chegou. Em versão limitada de vinil sete polegadas e até com capa em 3D, o disco consolidou a banda fazendo com que o grupo realizasse uma mini-turnê pela Argentina, passando por La Plata, Mar Del Plata e Buenos Aires.

Essa passagem pelo país dos hermanos rendeu o primeiro documentário, Bayside Kings Warship Tour 2K13 en Argentina, além de grandes histórias.

“Na nossa primeira tour na gringa, ficamos dentro de um carro por três dias sem tomar banho e sem dormir, na horizontal. Mas tudo isso ajudou a nos fortalecer a chegar perto dos dez anos vivos e vivendo. Pois ser uma banda underground, de contracultura e sobrevivente no Brasil, não é fácil”Milton Aguiar, vocalista da Bayside Kings

Em 2014, Waves of Hape foi a bola da vez. O primeiro full da banda veio com 11 faixas. Sempre na setlist de suas apresentações, o maior disco da banda contém grandes participações como Fábio Prandini (Paura), Rick Pellario (Clearview), Flip ZRM, Victor Franciscon (Bullet Bane) e Badauí (CPM 22).

Já prevendo que teria um grande resultado, o grupo juntou todos para um grande feat na faixa Still Strong, música de mais sucesso e de encerramento em praticamente todos shows do Bayside Kings. O álbum foi um marco tão grande que fez a banda excursionar por 12 dias pelo Equador e Chile. 

Continua depois da publicidade

O disco cheio mais recente

O álbum mais recente veio em 2016, através de uma arrecadação coletiva. Financiamento que proporcionou toda a arrecadação da pré-venda para uma ONG protetora de animais, a Natureza Em Forma.

Resistance tem 12 faixas, sendo The Underdog o maior sucesso. Foi lançado um dia depois da banda ter sido escolhida a 23ª maior banda de todos os tempos da Baixada Santista pelo Blog n’ Roll.

Questões sociais da Bayside Kings

Os santistas usam a música para passar mensagens e cobrar atitudes. Porém, a banda comprova que a mudança e a proatividade não fica só em suas letras.

No show de lançamento do Resistance, por exemplo, o valor do ingresso foi no estilo “Pague o que Puder”. Todo o valor arrecadado foi para a reforma da cadeira de rodas do Marcus Vinicius, velho conhecido do público santista. E de fato veio. Cerca de R$ 2,4 mil foram adquiridos para a mudança. O grupo ainda lançou um documentário de uma conversa sobre a história de vida do cadeirante. 

Continua depois da publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=bxksHZty4oI

Posteriormente, a Bayside Kings voltou a realizar uma tour sul-americana, em 2018, na qual passou por Argentina e Chile. Porém, Milton Aguiar explica como é fazer shows dentro e fora do país.

“Acredito que o maior perregue é a grana. Às vezes saio do banco (é bancário) e corro pros shows. Pegar voos, quase perdê-los, e chegar pra tocar do jeito que estava de social. Se você estiver lendo isto e viu algum show em que estava de social, pode ter certeza que este dia foi correria de verdade. Viajei de avião sem documento pessoal, quase não consegui embarcar”Milton Aguiar, vocalista da Bayside Kings

Turnê pelo Brasil

Atualmente, o grupo está em turnê. A tour, que visa divulgar o último trabalho da banda, Yin Yang, split com os brasilienses do Mais Que Palavras, lançado em 2018, se encerrará justamente no Garage Sounds.

No evento, os santistas pretendem fazer o que fez os fãs se apaixonarem: suas energéticas apresentações. Saiba porque você não pode perder o show da banda aqui.

A setlist será um tanto quanto diferente no dia 10. Haverá a clássica mistura de todos os álbuns, porém será mais focada nos últimos dois lançamentos.

Continua depois da publicidade

“Na minha opinião, é a melhor coisa que já produzimos, musicalmente e na mensagem”, explica Milton.

Do it yourself

Mesmo sendo presença constante em festivais, a Bayside Kings sabe muito bem como é fazer um evento. O grupo é o realizador do FUBU (For Us By Us), festival que sempre traz grandes bandes nacionais e internacionais para Santos. De acordo com o vocalista, a cidade não dispõe de shows como deveria.

“Santos é um círculo de fases entre baixos e altos. Se tiver duas casas de shows voltada para música e cultura underground é muito. Tem muita banda boa e pouco público, porém acredito que se tiver mais conversa entre as pessoas poderemos fazer algo importante” Milton Aguiar, vocalista da Bayside Kings

A banda entende a importância em tocar em um show com mais de 15 bandas. E, por mais que já tenha tocado com quase todos conjuntos por quem tem influência, como Madball, Terror e Suicidal Tendencies, sabe o que tem que fazer para conquistar os organizadores.

“O Garage Sounds já é uma realidade tradicional de festival de música no Nordeste e a coragem para expandir a nível Brasil é o que o torna mais especial. Queremos fazer o melhor show possível para quem sabe em um futuro conseguir pegar todas as datas do fest. Principalmente nesta próxima fase do BSK (Bayside Kings)”, completa.

Continua depois da publicidade

Após o show, o Bayside Kings estará 100% focado em seu novo trabalho. Até agora, só temos uma novidade: terá músicas totalmente em português. E o único relato de Milton Aguiar é de que “vai ficar foda”.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos