O novo disco do Keane, Cause and Effect, trouxe uma cara nova à banda. Com um sentimentalismo mais maduro, a banda faz sua transição do indie jovial para um conceito mais adulto. Este é o primeiro lançamento do quarteto em sete anos.
O álbum retrata o detrimento de um longo relacionamento. Temas como solidão, arrependimentos, decepções, negligência parental e a mudança da casa dos pais compõem os versos.
Com 16 faixas, o álbum conta com duas canções bônus e três versões acústicas. O projeto foca num senso mais harmônico, carregado de momentos contrastantes. Algumas canções, como Thread, lembram o tom de Hopes And Fears (2004), remetendo às canções que fizeram a identidade do Keane.
Em faixas como You’re Not Home, Put The Radio On e Strange Room, notamos um senso de solidão, imersas na melancolia pop. A sequência de Love Too Much e The Way I Feel tem uma energia mais positiva e agitada. Essas nuances deixam o álbum movimentado, mesmo sem um senso linear de narrativa.
Confira Cause and Effect, já disponível em todas as plataformas digitais:
Para promover o novo disco, o Keane virá ao Brasil no fim de sua turnê pela América do Sul. A apresentação acontecerá em 1º de dezembro.