T h, fundador da Prazer Crew, divulgou recentemente seu retorno ao hip hop com o clipe Voltei. No entanto, isso não quer dizer que ele tinha parado com o corre. Mas ficou distante das divulgações por um período.
“Voltei e voltei diferente! Voltei para buscar algo que acredito que mereço, e não preciso humilhar as pessoas para demonstrar isso. Vejo essa volta como uma aparição mais madura, levando em consideração o meu primeiro disco, Foco na Batalha (2016).
Agora, a meta do rapper de 26 anos é lançar um clipe a cada mês até setembro. Depois, finalizar com um projeto sobre a importância do reconhecimento das mulheres na cena do rap.
Posteriormente, pretende lançar seu próximo álbum, no ano que vem, o Inversão de Atributos. O nome é uma homenagem ao single que mais deu retorno de seu primeiro CD. Ademais, a expectativa dele é elevar o nível de seu trabalho.
Visão de futuro de T h
“Lancei meu primeiro disco em 2016 com bastante esforço. Todos os meus sons foram gravados com premiações de batalhas de rimas que conquistei durante aquele ano. Foram mais de 200 títulos. Desde então, soube que se eu fosse lançar novos trabalhos, não poderia manter o mesmo nível. Isso me incentivou a buscar novas parcerias e maneiras de juntar capital. E também investir em uma identidade mais forte, e com mais qualidade”.
O MC que era de Praia Grande, e encontra-se atualmente em São Paulo, nutre o desejo de expandir seu público.
“Depois de abrir meu estúdio em São Paulo, comecei a caminhar em um ritmo diferente em relação às conquistas. A geração que tive a honra de participar na Baixada Santista cresceu e se atualizou, principalmente nas batalhas. Eu não sou mais tão presente como era antes. Acredito que me desprendi um pouco da visão sobre RAP Caiçara. Estou na busca de expandir nosso talento para o Brasil”.
Rap é compromisso
Para se manter firme e forte em seu sonho, T h conta com sua equipe. “Quando falo ‘vamos’, sempre remeto a minha equipe, que me apoia e dedica tempo e amor para que tudo aconteça. Monto a minha equipe desde 2013 e tem pessoas que permanecem comigo, mesmo ainda não tendo condições de contribuir financeiramente”.
Ele conta que as ideias de singles e projetos são dele porque acha importante manter sua essência e identidade. Por isso, gosta de ser participativo em todas as ideias e extrair o melhor que puder.
“A cada projeto a gente busca se superar e dar o melhor de cada um. Para isso, investimos tempo e boa vontade, que na minha opinião é o bem mais valioso do que qualquer dinheiro. Acreditamos que dessa maneira vamos conseguir alcançar uma estrutura inabalável. E quando começar a aparecer dinheiro não se perder, isso é o foco principal”.
Amor à cultura num passo de mágica
T h conheceu o hip hop em 2009, pois dançava street dance. Mas, não fazia ideia que existia “uma cultura tão linda que abrangia isso”. Em 2009 soube da existência dos quatro elementos do hip hop.
“Em uma das nossas aulas, saímos para grafitar um muro com a permissão do dono da casa. Aquilo foi mágico para mim! Foi quando soube que existia uma ligação entre passos de dança, artes na parede e riscos do DJ. Eu realmente me senti em casa, e foi ali que eu quis me firmar. Isso durou de 2009 até 2012, quando eu conheci a rima de fato”.
Em resumo, ele começou a frequentar batalhas em 2013 e afirma que usou esse ano para treinar. No ano seguinte, já estava na final do Campeonato Estadual, entre os oito melhores MCs de São Paulo. Posteriormente, o mesmo fato se repetiu. Em 2015, quando estava sendo vice campeão estadual pela segunda vez.
“Em 2016 foi quando consegui ganhar o estadual e pegar o título de Melhor MC do Estado. Neste campeonato ,tive um bom desempenho e fiquei entre os seis melhores do Brasil. A maioria do público não concordando com o resultado”, brinca.
T h firme na Cultura
Daí em diante, T h levou o hip hop a lugares inimagináveis. “Pude encaixar trabalhos importantes no meu currículo como nas propagandas que participei da Petrobras e McDonalds. Realmente, é uma honra aplicar o hip hop no meio de empresas multinacionais, e claro mundialmente famosas. Além de ter oportunidade de realizar aberturas de shows com grandes nomes da cena como Projota e Haikaiss”.