O Mr. Bungle lançou, na quinta-feira (4), sua primeira música após 21 anos. O trabalho é um cover do The Exploited, intitulado USA, e terá todo o lucro destinado à MusiCares Covid-19 Relief Fund– instituição que dá auxílio aos músicos afetados pela pandemia do novo coronavírus.
A música, que originalmente chama-se Fuck The USA e foi lançada em 1982, é uma crítica ao estado. “Realmente não existe nada de bom sobre os EUA”, diz.
“Não importa em que parte do espectro político você está, todo mundo em algum momento disse Fuck the USA“. Foi dessa forma que justificou a releitura o guitarrista da banda, Trey Spruance, em comunicado oficial.
Para Greg Werckman, coproprietário da Ipecac Records, gravadora pela qual o trabalho foi lançado, a música ressoa e fala com o país que chamam de lar.
“Mais de 100 mil cidadãos dos Estados Unidos estão mortos pela pandemia. Ao mesmo tempo, as máscaras protetoras se transformaram em uma bola de futebol político e ninguém sabe como testar”, diz em comunicado.
“O racismo continua a elevar sua cabeça. Os picos de brutalidade policial, picos de desemprego, picos de depressão e os oficiais eleitos dirigidos por ‘nosso’ ego parecem não se importar. Precisamos fazer um trabalho melhor cuidando um do outro. O MusiCares cuida de todos nós na comunidade da música”.
Mr. Bungle tem Mike Patton (Faith no More) e os guitarristas Scott Ian (Anthrax) e Trey Spruance (ex Faith no More). Além deles, o baterista Dave Lombardo (Suicidal Tendencies) e o baixista Trevor Dunn (Fantômas e Tomahawk).