Lizzo lança álbum Special; ouça!
Mokambo traduz o peso do cotidiano nas relações no single solar “Paladar”
Mokambo mescla um som intenso e, ao mesmo tempo, pop em canções onde elementos do blues e do pop rock nacional se mesclam. O novo single, Paladar, é uma canção sobre as dificuldades de caminhar juntos em um relacionamento desgastado pela rotina. Já disponível nas principais plataformas, a faixa ganhará em breve um clipe. Nesta composição, Mokambo se volta para as relações em geral, com um olhar radiofônico inspirado por artistas como The Wallflowers e Suricato. A letra fala sobre uma união prestes a se perder pelo desgaste e questões cotidianas, do ponto de vista de uma pessoa que lamenta e não se conforma em perder outro alguém tão especial. Mokambo significa cabana, refúgio na mata para os negros escravizados, quilombo. A palavra que nomeia a banda é uma referência à raiz que corre por suas veias e ecoa no som, influenciado pelo folk, rock e blues, música primordialmente negra. O trio embrionário se reuniu pela primeira vez no Rio de Janeiro em 2019, cantando o cotidiano da vida, dos relacionamentos, do amor, da crítica, buscando entre palavras e sons uma reflexão para esse turbilhão de sentimentos. Durante a pandemia, a Mokambo seguiu respirando e Bruno Leiroza (voz, guitarra e gaita) continuou compondo e articulando com Pablo Rodrigo (bateria) o retorno aos palcos e à “nova vida normal” pós-quarentena. Chegaram Budah Marcio (baixo) e Rafael Lima (guitarra) para completar a formação. A nova canção, Paladar, vem na esteira do impactante single Não Consigo Respirar, uma composição que coloca em primeiro plano o DNA da banda – um grupo orgulhosamente formado por músicos negros. O título do single é uma referência clara aos assassinatos de Eric Garner e George Floyd pela polícia nos EUA, mas que traz o debate do racismo para o Brasil de João Pedro, Miguel, Amarildo.
Mattmatize mescla bedroom pop, jazz e alternativo em My Share of Waiting
Conhecido por integrar as bandas Contando Bicicletas e Bug Bite e por se apresentar com diversos artistas, o multi instrumentista Mateus “Matt” Da Silva começou a mostrar um novo projeto solo onde explora suas referências. Estreando como Mattmatize, ele revelou a canção My Share of Waiting, já disponível para streaming (via Selo Tuaregue). O perfil musical de Mattmatize passa por artistas como boy pablo, Phum Viphurit, Rex Orange County e Feed Me Jack. Indo do indie e bedroom pop ao jazz e math rock, o músico carioca explora ainda suas raízes latinoamericanas em faixas dançantes e vibrantes, ainda que liricamente sejam melancólicas e altamente pessoais. “Através das minhas letras, quero compartilhar minha experiência com ansiedade, solidão, saúde mental e os altos e baixos do amor, e abordar esses temas em um som positivo e descontraído; no final, quero que soe positivo, feliz, romântico e esperançoso”, entrega Matt, que assina composição, produção, voz, guitarra, sax alto nessa gravação ao lado de Felipe Ribas (bateria e teclados), Arthur Trucco (baixo, arranjo de sopros, arte da capa), Bernardo Schaeffer (sax tenor) e Luiz Felipe Fonseca (produção, guitarra). Embora seja um projeto solo, Mattmatize se solidifica com parcerias que o músico carrega de outros trabalhos musicais. A sintonia com os instrumentistas e com o próprio Estúdio Camelo Azul foram fundamentais para a vulnerabilidade presente nas composições que o músico começa a revelar como uma sequência de singles inéditos. “Grande parte da estética divertida e animada das músicas é graças a essa amizade – a diversão que temos de tocar juntos é realmente capturada nas sessões de gravação e no produto final. Acabamos gravando umas 12 músicas, mas devido a pandemia não conseguimos finalizar a gravação e eu acabei reformulando o projeto – enfim, decidi soltar em partes e finalizar um single de cada vez”, se diverte Matt.
Montanee apresenta single Cheapest Thrill; ouça!
O trio carioca Montanee, em parceria com o selo Olga Music, lançou o single Cheapest Thrill nas plataformas de streaming e em lyric video. A música apresenta a banda em sua nova fase, com um rock enérgico e moderno. Cheapest Thrill também será lançada em vídeo como parte da série Hometown Sessions que traz a banda tocando suas novas músicas dentro de um túnel no Rio de Janeiro. É mais um registro audiovisual que reforça o single na série Behind The Teack, em que a Montanee mostra os bastidores das gravações em estúdio. A música apresenta a Montanee em um flerte certeiro com o indie rock, com linhas de sintetizadores e uma bateria mais dançante. Em termos de letra é uma música bem sincera e direta, sem metáforas. Cheapest Thrill é a primeira música autoral da Montanee desde 2020, época em que a banda lançou o EP Breakless. Antes deste lançamento, o trio soltou no streaming uma versão roqueira de … Baby One More Time, hit da cantora americana Britney Spears.