Jeff Beck morre aos 78 anos, após contrair meningite bacteriana

O guitarrista Jeff Beck morreu na última terça (10), aos 78 anos, após contrair uma meningite bacteriana. A informação foi divulgada pela conta oficial do músico britânico no Twitter. “Em nome de sua família, é com profunda e intensa tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”, diz a publicação. “Depois de contrair repentinamente uma meningite bacteriana, ele morreu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda.” Beck nasceu em 1944, em Wallington, no sul da Inglaterra. Ele começou a carreira como músico de estúdio até que, em 1965, assumiu o posto de guitarrista da banda Yardbirds, substituindo Eric Clapton.

Atemiz: trio pop punk lança disco Tipo GPS em fevereiro; ouça singles

Após quatro anos de hiato, a banda gaúcha Atemiz volta à cena musical brasileira com o típico pop punk que marcou o final da primeira década dos anos 2000. Antes do novo álbum completo que será lançado em 3 de fevereiro, o quarto da carreira e já intitulado Tipo GPS, dois singles marcam este retorno: Nuvens e Embarque. Influenciada pelo último disco da banda americana Knuckle Puck, entre outras bandas do estilo ‘sadboi’ do início dos anos 2010, como Real Friends, Neck Deep e Stand Atlantic, o single Nuvens fala sobre sonhar, se libertar e acreditar em seus sonhos, e serviu de inspiração para todo o álbum. Nuvens foi produzida no Fromhellcords em Porto Alegre, por Henrique Lopez e Gui Wildner, com mixagem de Henrique Lopez e que conta com Bruno Lamas na bateria. Já Embarque traz famigerado e maduro ponto de vista – e de vida – em que, às vezes, ir embora é a melhor opção. O Embarque sugerido na letra, conta a banda, é embarcar para a vida, para realizar sonhos, encarar a vida adulta ou para seguir algum sonho que está se privando por conta dos outros. Para o videoclipe, que será lançado ainda em janeiro, a Atemiz usou como referência Generation Divide, da banda norte-americana e referência mor do pop punk, Blink-182. As gravações ocorreram tanto em um apartamento, quanto no Blink Bar, em Porto Alegre. As gravações da banda em ação ficaram por conta do Rika Silveira, enquanto a montagem e edição ficou por conta do Daniel Nardaci e direção de Guto Gaelzer. O disco Tipo GPS surgiu em meio às reuniões dos membro da banda ao longo da pandemia e terá dez faixas. Com performance de Guto, Nick e Gui em todas as músicas, o disco tem produção de Henrique Lopez, antigo parceiro da banda em outros projetos e tem ainda a participação dos bateristas Bruno Lamas e Gabi Wozniak. Com temáticas que abordam a motivação, o amadurecer e relacionamentos, Tipo GPS traz referências do pop rock, punk, pop punk e muito do emo/hardcore melódico de bandas brasileiras como Fresno (até o Revanche), NX Zero, Hateen, Forfun e CPM 22 e também da banda europeia Neck Deep.

Orochi lança Vida Cara, álbum com 26 faixas e participações internacionais

Com as participações internacionais de Trippie Redd e Russ e nacionais de Filipe Ret, Djonga, Xamã, L7nnon, Ryan SP, Chefin entre outros, Orochi lançou Vida Cara, seu terceiro álbum de estúdio. Com 26 faixas, mas com três já divulgadas antecipadamente, Sereia, Dia de Baile e Pixadão, o projeto chega às plataformas já somando mais de 125 milhões de streams. O artista lançou Vida Cara após viver um momento conturbado em sua vida pessoal quando, na última semana, foi destaque na imprensa nacional por ter sido detido durante suas comemorações de final de ano em Búzios. Realizando festas em uma mansão, alugando barcos de luxo e ostentando seu cordão de 2 Kg de ouro, seu nome não saiu dos noticiários. E o álbum Vida Cara traz os questionamentos do trapper sobre a vivência que a música trouxe para sua vida e Orochi usou 26 músicas para expressar suas ideias. Seus dois primeiros álbuns, Celebridade e Lobo, já somam mais de 1,350 bilhão de streams.

Teorias do Amor Moderno: clipe de Agosto encerra ciclo de Cartas para Dário

O ciclo da Teorias do Amor Moderno com o EP Cartas para Dario chega ao fim com o lançamento do videoclipe de Agosto, a intimista e emotiva terceira e última faixa do registro disponível no streaming pelo selo Praia dos Artistas. Todas as cenas deste e dos demais clipes da trilogia Cartas para Dario foram rodadas no Parque Ecológico Guapituba, em Mauá (São Paulo). O clipe remete ao entendimento da perda, entender que “a vida continua” e que toda caminhada tem suas perdas e dias difíceis. “Mas que a gente arruma força do lado dos nossos para continuar”, destaca a vocalista e guitarrista Larissa Alves. O roteiro do clipe é a continuação direta de Carta para Dario e Em Mim. Em Agosto, Larissa continua imersa na floresta e nos próprios pensamentos. São os últimos momentos deste momento consigo mesma para uma despedida e, ao mesmo tempo, saudar uma nova etapa da vida. Agosto é uma música que traz o DNA da Teorias do Amor Moderno: é passional, intensa e melódica. Nos próximos meses de 2023 a Teorias prepara o primeiro single acústico, com a produção do Martin Mendonça, que produziu Cartas para Dario, que também será lançado pelo selo Praia dos Artistas.