Criado em meados de 2011, o Barizon surgiu de encontros entre amigos que gostavam de ouvir metal, mas tocavam outros estilos nas bandas Zander, Plastic Fire, StripClub e Noção de Nada. Cover vai, cover vem, acabaram compondo suas próprias músicas. Com muitas composições na manga, o próximo passo era lançar um disco, certo?

Em 2014 lançaram pela Monstro Discos o álbum Towards The Rising Sun, com inspirações claras no stoner, passando por thrash metal, mas sem se prender somente a estes estilos. Sonzera de primeira! O álbum recebeu ótimas críticas e foi considerado pela Whiplash um dos 10 melhores discos nacionais independentes de 2015. Os caras fizeram muitos shows pelo Brasil também, incluindo festivais como o Grito Rock e o Goiânia Noise Festival além de abrir o show da banda norte-americana Radio Moscow no Rio de Janeiro.
Este álbum também rendeu o clipe braseiro de Entertainment:
De lá pra cá, devido à projetos paralelos e alguns problemas pessoais, em especial problemas de saúde do guitarrista Eduardo Sodré, o Barizon entrou em um hiato. Foi então que, já em 2016, a produtora Abraxas fez questão que eles abrissem os shows no Brasil da banda sueca Truckfighters e eles aceitaram. Voltaram a ensaiar, agora com Ricardo Nogueira (Atlantic) na guitarra, e não param mais.
“Andamos fazendo umas jams e já começamos a compor material novo”, disse o baixista Marcelo Pineschi . “Queremos fazer um novo disco mais conciso ainda. Estamos ouvindo muita coisa juntos: Mastodon, Pantera… e estamos criando juntos, curtindo.”

Apesar de não ter previsão de lançamento deste novo álbum, a banda volta aos palcos cariocas nesta sexta, dia 26 de agosto, na Kult Kolector, na Barra da Tijuca. O evento conta com a abertura das bandas The Glitch (grunge) e Literal (grunge/garage rock), lançando seu primeiro EP, o Farewell Record.
Para saber mais, conheça a página do evento.
Imperdível!