Microfonia #7 – O retorno do Barizon

Microfonia #7 – O retorno do Barizon

Criado em meados de 2011, o Barizon surgiu de encontros entre amigos que gostavam de ouvir metal, mas tocavam outros estilos nas bandas Zander, Plastic Fire, StripClub e Noção de Nada. Cover vai, cover vem, acabaram compondo suas próprias músicas. Com muitas composições na manga, o próximo passo era lançar um disco, certo?

Capa do álbum "Towards The Rising Sun" (2014)
Capa do álbum “Towards The Rising Sun” (2014)

 

Em 2014 lançaram pela Monstro Discos o álbum Towards The Rising Sun, com inspirações claras no stoner, passando por thrash metal, mas sem se prender somente a estes estilos. Sonzera de primeira! O álbum recebeu ótimas críticas e foi considerado pela Whiplash um dos 10 melhores discos nacionais independentes de 2015. Os caras fizeram muitos shows pelo Brasil também, incluindo festivais como o Grito Rock e o Goiânia Noise Festival além de abrir o show da banda norte-americana Radio Moscow no Rio de Janeiro.

 

Este álbum também rendeu o clipe braseiro de Entertainment:

 

De lá pra cá, devido à projetos paralelos e alguns problemas pessoais, em especial problemas de saúde do guitarrista Eduardo Sodré, o Barizon entrou em um hiato. Foi então que, já em 2016, a produtora Abraxas fez questão que eles abrissem os shows no Brasil da banda sueca Truckfighters e eles aceitaram. Voltaram a ensaiar, agora com Ricardo Nogueira (Atlantic) na guitarra, e não param mais.

“Andamos fazendo umas jams e já começamos a compor material novo”, disse o baixista Marcelo Pineschi . “Queremos fazer um novo disco mais conciso ainda. Estamos ouvindo muita coisa juntos: Mastodon, Pantera… e estamos criando juntos, curtindo.”

 

13248423_993986444042343_5511490303282961406_o

Fotos de Carolinne Rigueira do show do Barizon na turnê do Truckfighters.
Fotos de Carolinne Rigueira do show do Barizon na turnê do Truckfighters.

 

Apesar de não ter previsão de lançamento deste novo álbum, a banda volta aos palcos cariocas nesta sexta, dia 26 de agosto, na Kult Kolector, na Barra da Tijuca. O evento conta com a abertura das bandas The Glitch (grunge) e Literal (grunge/garage rock), lançando seu primeiro EP, o Farewell Record.

Para saber mais, conheça a página do evento.
Imperdível!