Guiado por referências da cultura pop, 500 Dias Com Ela (500 Days of Summer, 2009) caiu nas graças de muitas pessoas. Dirigido por Marc Webb, o filme conta a história do casal Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) e Summer Finn (Zooey Deschanel). E como o narrador fala logo no começo do filme, essa não é uma história de amor.
E essa é a grande sacada do filme: mostrar as várias etapas de um relacionamento. A segunda sacada é mostrar como a cultura pop influência nas expectativas amorosa das pessoas. E nisso entra uma trilha sonora muito bem trabalhada. Isso fica claro no trailer.
Antes de falar sobre o filme e a sua trilha, vale destacar que 500 Dias com Ela foi o primeiro longa metragem de Marc Webb. Anteriormente, ele dirigiu diversos clipes. Green Day, AFI, Yellowcard, Jimmy Eat World, My Chemical Romance e Weezer tiveram vídeos dirigidos por ele. O que mostra a grande aproximação com a música.
Voltamos ao longa: são diversas referências musicais que surgem em cena. Álbuns do Belle and Sebastian, pôster do Pixies, diálogos sobre Sid e Nancy e sobre o amor por Ringo Starr. Tudo que alguém que cresceu nos anos 80 e escuta indie rock deve gostar.
Assim como visto no trailer, a cena clássica do filme é o diálogo no elevador quando Summer fala que adora The Smiths para Tom. Quem nunca pensou encontrar o crush no elevador e ele dizer que você tem um belo gosto musical? Como bônus, ainda temos Zooey Deschanel cantarolando There Is A Light That Never Goes Out.
Cheia de referências pop, outra cena musical memorável é Tom indo trabalhar após a primeira noite com Summer. Ao som de You Make My Dreams de Hall & Oates, Joseph Gordon-Levitt mostra que leva jeito para atuar e dançar.
Provavelmente o meme “Expectativa/Realidade” surgiu com uma cena em especial de 500 Dias Com Ela. Apesar de ser base de várias piada, a original tem um tom bastante intenso com Regina Spektor cantando Hero.
Sem querer divulgar spoilers, quando Tom resolve dar um rumo na vida a música Vagabond do Wolfmother se encaixa muito bem com a cena. Primeiro, ele está batendo a bola no chão no ritmo da bateria e a letra completa todo o sentimento do personagem.
500 Dias Com Ela é um filme que surpreende quem assisti pela a primeira vez. A mistura de drama e comédia com referências pop faz muita gente se apaixonar pela história. Não é a toa que o filme acabou virando cult e teve um impacto em uma geração de cinéfilos.
Além de Smiths, outras excelentes bandas participam do álbum lançado pela Sire em parceria com a Warner Bros. The Tempre Trap, Black Lips, Feist, Simon & Garfunkel cederam faixas para a trilha sonora. E para fechar o álbum, ainda tem She & Him, banda de Zooey Deschanel, fazendo cover Please, Please, Please, Let Me Get What I Want do The Smiths. Ouça: