Assim como alguns livros, também existem histórias em quadrinhos que supostamente seriam impossíveis de adaptar para o cinema. Entretanto, o diretor Zack Snyder parece ter ignorado isso e fez a alegria de muitos fanboys ao levar para as telonas Watchmen (2009).
A história original, escrita por Alan Moore, apresenta uma realidade alternativa dos Estados Unidos em 1985. Richard Nixon foi reeleito pela terceira vez, a Guerra Fria passou a ser um perigo real e os super-heróis faziam parte desse mundo.
Assim como nas HQs lançadas entre 1986 e 1987, o roteiro do filme gira em torno da investigação de Rorschach (Jackie Earle Haley) sobre a morte do vigilante O Comediante (Jeffrey Dean Morgan). Paralelamente, outros personagens participam da trama como Doutor Manhattan (Billy Crudup), Coruja (Patrick Wilson), Espectral (Malin Akerman) e Ozymandias (Matthew Goode).
Todos são heróis, ou vigilantes, que possuem problemas que qualquer pessoa sem poderes especiais pode ter. Confira o trailer:
Um fato curioso sobre Watchmen: Alan Moore escreveu a história em quadrinhos, porém pediu para que seu nome não fosse creditado em nenhuma peça de divulgação do longa metragem. O mesmo aconteceu com Do Inferno (2001) e V de Vingança (2006). Há quem diga que o escritor até recusou os royalties das produções.
Voltando ao filme e indo direto ao que nos interessa: a trilha sonora. Como a história se passa em 1985, as canções escolhidas são sucessos que surgiram até aquele momento. São faixas de Soul, Folk, Rock e Pop.
Logo na sequencia inicial temos Nat King Cole e o clássico Unforgettable. O que ninguém poderia imaginar é que a música serviria de fundo para uma luta que acaba na morte do personagem central, o Comediante.
Três músicas de Bob Dylan fazem parte da trilha de Watchmen, porém The Times They Are a-Changin aparece nos créditos iniciais. A canção é executada enquanto as cenas mostram a ascensão e a queda do Minuteman, primeiro grupo de heróis vigilantes. Ao mesmo tempo, apresenta versões alternativas de acontecimentos reais do passado, como a morte do presidente americano John F. Kennedy.
https://youtu.be/aVUDdQS2UxA
Quando a população começa a fazer protesto contra os vigilantes, os próprios heróis precisam conter os civis. Estranhamente ao som de I’m Your Boogie Man do KC and the Sunshine Band, o Comediante e o Coruja tentam acalmar os manifestante. O problema é que um deles tem o pavio curto e decide dar a população “o sonho americano”.
https://youtu.be/YX5672Bn3BY
É importante lembrar que Watchmen é uma HQ adulta, lançada pelo selo Vertigo da DC Comics. Então, além de violência, ela tem sexo. Em uma das cenas do filme, o casal Coruja e Espectral aproveitam para se “divertir”. Ironicamente, a trilha para o momento é o clássico Hallelujah de Leonard Cohen.
“Ah, mas porque ironicamente?”. Alguns fãs dos quadrinhos comentam que o personagem masculino originalmente estaria a cima do peso e seria impotente sexual.
https://youtu.be/OhT5pHmBBuU
Como dito anteriormente, Bob Dylan tem três músicas na trilha sonora. Mas apenas duas são versões originais. Com a ideia de divulgar o filme para um público mais jovem, eles pegaram a banda mais hypada da época para colaborar.
Assim, o My Chemical Romance participa com uma versão para Desolation Row. Muito mais pop, a cover apenas aparece nos créditos finais do filme. Porém, ela ganhou um clipe dirigido por Zack Snyder com uma fotografia idêntica ao Watchmen.
Apesar de ser adorado por uns e odiados por outros, Watchmen é um filme com uma concepção visual muito bonita e excelente efeitos gráficos. A história se diferencia em alguns pontos dos quadrinhos originais, mas nem tudo que está na revista ainda é possível de levar para Hollywood.
Mas quem gosta de uma boa trilha sonora, o filme agrada bastante. Simon & Garfunkel, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Nina Simone e Billie Holiday são outros artistas que compõem a seleção. Separe um tempo do seu dia e escute: