O que você está procurando?

Ouvi no Filme - Lupa Charleaux

Ouvi no Filme #11 – Watchmen: Adaptação dos quadrinhos com clássicos do Soul e Folk

Assim como alguns livros, também existem histórias em quadrinhos que supostamente seriam impossíveis de adaptar para o cinema. Entretanto, o diretor Zack Snyder parece ter ignorado isso e fez a alegria de muitos fanboys ao levar para as telonas Watchmen (2009).

A história original, escrita por Alan Moore, apresenta uma realidade alternativa dos Estados Unidos em 1985. Richard Nixon foi reeleito pela terceira vez, a Guerra Fria passou a ser um perigo real e os super-heróis faziam parte desse mundo.

Assim como nas HQs lançadas entre 1986 e 1987, o roteiro do filme gira em torno da investigação de Rorschach (Jackie Earle Haley) sobre a morte do vigilante O Comediante (Jeffrey Dean Morgan). Paralelamente, outros personagens participam da trama como Doutor Manhattan (Billy Crudup), Coruja (Patrick Wilson), Espectral (Malin Akerman) e Ozymandias (Matthew Goode).

Continua depois da publicidade

Todos são heróis, ou vigilantes, que possuem problemas que qualquer pessoa sem poderes especiais pode ter. Confira o trailer:

Um fato curioso sobre Watchmen: Alan Moore escreveu a história em quadrinhos, porém pediu para que seu nome não fosse creditado em nenhuma peça de divulgação do longa metragem. O mesmo aconteceu com Do Inferno (2001) e V de Vingança (2006). Há quem diga que o escritor até recusou os royalties das produções.

Voltando ao filme e indo direto ao que nos interessa: a trilha sonora. Como a história se passa em 1985, as canções escolhidas são sucessos que surgiram até aquele momento. São faixas de Soul, Folk, Rock e Pop.

Continua depois da publicidade

Logo na sequencia inicial temos Nat King Cole e o clássico Unforgettable. O que ninguém poderia imaginar é que a música serviria de fundo para uma luta que acaba na morte do personagem central, o Comediante.

Três músicas de Bob Dylan fazem parte da trilha de Watchmen, porém The Times They Are a-Changin aparece nos créditos iniciais. A canção é executada enquanto as cenas mostram a ascensão e a queda do Minuteman, primeiro grupo de heróis vigilantes. Ao mesmo tempo, apresenta versões alternativas de acontecimentos reais do passado, como a morte do presidente americano John F. Kennedy.

https://youtu.be/aVUDdQS2UxA

Continua depois da publicidade

Quando a população começa a fazer protesto contra os vigilantes, os próprios heróis precisam conter os civis. Estranhamente ao som de I’m Your Boogie Man do KC and the Sunshine Band, o Comediante e o Coruja tentam acalmar os manifestante. O problema é que um deles tem o pavio curto e decide dar a população “o sonho americano”.

https://youtu.be/YX5672Bn3BY

É importante lembrar que Watchmen é uma HQ adulta, lançada pelo selo Vertigo da DC Comics. Então, além de violência, ela tem sexo. Em uma das cenas do filme, o casal Coruja e Espectral aproveitam para se “divertir”. Ironicamente, a trilha para o momento é o clássico Hallelujah de Leonard Cohen.

“Ah, mas porque ironicamente?”. Alguns fãs dos quadrinhos comentam que o personagem masculino originalmente estaria a cima do peso e seria impotente sexual.

Continua depois da publicidade

https://youtu.be/OhT5pHmBBuU

Como dito anteriormente, Bob Dylan tem três músicas na trilha sonora. Mas apenas duas são versões originais. Com a ideia de divulgar o filme para um público mais jovem, eles pegaram a banda mais hypada da época para colaborar.

Assim, o My Chemical Romance participa com uma versão para Desolation Row. Muito mais pop, a cover apenas aparece nos créditos finais do filme. Porém, ela ganhou um clipe dirigido por Zack Snyder com uma fotografia idêntica ao Watchmen.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser adorado por uns e odiados por outros, Watchmen é um filme com uma concepção visual muito bonita e excelente efeitos gráficos. A história se diferencia em alguns pontos dos quadrinhos originais, mas nem tudo que está na revista ainda é possível de levar para Hollywood.

Mas quem gosta de uma boa trilha sonora, o filme agrada bastante. Simon & Garfunkel, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Nina Simone e Billie Holiday são outros artistas que compõem a seleção. Separe um tempo do seu dia e escute:

Continua depois da publicidade
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Cinco expoentes do cenário pós-punk e da cena hardcore se juntaram para criar um supergrupo de rock: o L.S. Dunes conta com o guitarrista...

Gringolândia

A banda My Chemical Romance lançou The Foundations of Decay, o primeiro single em oito anos. O som chega junto a um visualizer. A...

História do Rock Santista

A cantora Xandra Joplin morreu aos 56 anos, em Santos, vítima de um câncer, nesta terça-feira (31). A artista ficou conhecida por fazer cover...

Gringolândia

Chrissie Hynde, vocalista do The Pretenders, lançou seu terceiro álbum solo. Standing in the Doorway – Chrissie Hynde sings Bob Dylan é um mergulho...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos