Fotos: Camila Cara / MRossi
O Lollapalooza é o tipo de festival feito para horrorizar o público mais conservador de rock – que provavelmente acha o festival, por definição, território de posers. É da natureza do Lolla apagar diferenças e, num dia feito para fãs de Metallica e Rancid, nenhuma outra banda do line-up desse ano podia confundir mais a linha divisória entre rock e pop do que o 1975.
Desde o momento em que entrou no palco, às 17h30 de ontem, a banda fez o possível para se afastar da ideia padrão de show de rock. Ok, eles sao britânicos. E isso já deveria dizer o suficiente sobre o 1975, mas na verdade esse é só o começo da história.
Manchester, a cidade de onde vieram, sempre foi um lugar de experimentos de funk-rock, mas esses caras realmente levam a sério o tempo que gastaram ouvindo álbuns clássicos de Talking Heads e Prince.
Com a injeção de algumas doses de ‘technopop’ e uma sensibilidade que tem mais a ver com o senso melódico de alguma ‘boy band’, o mix pouco convencional do 1975 está pronto para ser desprezado por qualquer um cuja ideia de rock do norte da Inglaterra seja o estilo cigarro-e-álcool-em-saída-de-estádio-de-futebol do Oasis.
O nome mais apropriado para a banda, aliás, deveria ser 1985. A não ser pelo despojamento visual do show que eles fizeram ontem no Lollapalooza, todo o resto da apresentação tinha o carimbo da primeira metade da década de 80 espalhado por todos os lados. Se alguma outra prova fosse necessária, tinha alguém no palco com o mais emblemático dos instrumentos desnecessários que os anos 80 popularizaram, o saxofone.
Bandas britânicas, quando fazem sucesso instantâneo, ficam sempre sob a suspeita de que não vão durar além do ‘hype’ inicial. Mas se o comportamento à beira da histeria do público no show de ontem é algum indicativo, o espaço desse anti-Oasis estará garantido ainda por um bom tempo na ‘twilight zone’ entre o rock e o pop.
Set list
The 1975
Love Me
UGH!
Heart Out
A Change of Heart
Loving Someone
She’s American
Somebody Else
Girls
Sex
If I Believe You
Chocolate
The Sound