Fotos: Fernanda Luz
Logo após uma turnê bem sucedida pela Europa, passando pela Suíça, Alemanha, Inglaterra e França, além da participação no Hammerfest 2018, o Sepultura chegou a Santos, no sábado passado, para divulgar o seu último disco, Machine Messiah, o décimo quarto da carreira da banda, lançado no início de 2017. No Ginásio do Sesc, eles contaram com o apoio de 1,6 mil fãs, um dos maiores públicos já registrados pelo Sepultura na região.
Além de ter o álbum considerado um dos melhores de 2017 e celebrar os 20 anos da entrada de Derrick Green no lineup, a banda lançou em DVD e Blu-Ray o documentário Sepultura Endurance, sem a participação dos irmãos Cavalera, que também não permitiram aos produtores usarem músicas antigas da banda.
Mesmo com toda as polêmicas internas, Machine Messiah, turnê e álbum, foi um “cala boca” definitivo para todos que ainda acreditavam que poderia haver uma reunião, ou pelo menos, uma reconciliação.
Já era um pouco depois das 20 horas quando Andreas Kisser (guitarra e vocais), Derrick Green (vocale percussão), Paulo Xisto (baixo) e Eloy Casagrande (bateria) subiam ao palco, já engatilhados com a introdução de I’m The Enemy, segunda faixa do novo álbum.
O início, assim como o meio e o fim do show, foi destrutivo, seguindo com Phantom Self (Machine Messiah). A banda ainda revisitou o passado com Desperate Cry e Inner Self, entremeando com canções mais recentes como Kairos, Machine Messiah, Sworn Oath e Resistant Parasites.
Momento de destaque do show quando Andreas trocou a guitarra para o violão durante a instrumental Iceberg Dances.
A parte final do show contou com Territory, Refuse/Resist, Arise, fechando o repertório principal. O bis contou com Slave New World, Ratamahata e Roots Bloody Rotts, com Derrick dominando o público, seja nos vocais ou na percussão ao lado de Eloy Casagrande.
Com uma qualidade sonora perfeita, e os integrantes felizes em cima do palco com a recepção do público, sem nenhum problema técnico, e a surpresa de pais levando seus filhos pequenos para curtir o show, o Sepultura deixou mais uma vez a sua marca na cidade.
- Sepultura – Turnê Machine Messiah (Setlist)
- I Am The Enemy
- Phantom Self
- Kairos
- Territory
- Desperate Cry
- Sworn Oath
- Resistant Parasites
- Against
- Choke
- Boycott
- Machine Messian
- Iceberg Dances
- Inner Self
- Refuse/Resist
- Arise
- Slave New World
- Ratamahata
- Roots Bloody Roots