Resenha – Meditations – Kataklysm

Resenha – Meditations – Kataklysm


CLÁUDIO AZEVEDO

O ano de 2018 ainda está na metade, mas em qualquer lista dos melhores do ano será obrigatória a presença de Meditations, novo álbum dos canadenses do Kataklysm. Não era para ser uma surpresa, afinal a banda já lançou trabalhos essenciais do death metal, como Serenity in Fire e Victim of This Fallen World, para citar só dois. Porém, o que ouvimos aqui é algo que ultrapassa qualquer qualificação. O álbum é espetacular, do começo ao fim!

A banda iniciou suas atividades em 1991, no auge dos cenários da Suécia e da Flórida. E as características que diferenciavam o Kataklysm das demais bandas da época estão todas presentes nesse novo trabalho. Portanto, esteja preparado para doses maciças de peso, melodias que remetem a grupos como Dismember e Entombed, vocais ultra-guturais e velocidade dividindo espaço com partes mais groove, ou “catchy”.

Todas as dez faixas se equivalem em qualidade, mas numa primeira ouvida, destacam-se pedradas como The Last Breath I´ll Take Is Yours, a poderosa Narcissist – que trata dos atualíssimos tempos digitais -, And Then I Saw Blood, que lembra um pouco algumas bandas norueguesas de black metal.

Mas é impossível não apontar dois momentos especiais de Meditations. Claro que estamos falando das magníficas In Limbic Resonance e Aquilles´s Heel, as duas das melhores faixas do ano e de toda a carreira do Kataklysm. Elas são indicadas para todos os amantes de um bom metal, independente do estilo preferido.

Com produção e capa impecáveis, nos resta banguear alucinadamente e colocar um sorriso no rosto, quando lembramos que ainda há bandas como o Kataklysm por aí, em tempos onde a nossa maior preocupação é saber qual será a próxima lenda a encerrar atividades. Muito bom!

Meditations
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Nuclear Blast

Faixas:
1-Guillotine
2-Outsider
3-The Last Breath I´ll Take Is Yours
4-Narcissist
5-Born to Kill And Destined to Die
6-In Limbic Resonance
7-…And Then I Saw Blood
8-What Doesn´t Break Doesn´t Heal
9-Bend The Arc, Cut The Chord
10-Achilles´s Heel