CLÁUDIO AZEVEDO
Após uma batalha judicial que culminou com a saída do folclórico Abbath, eis que o Immortal ressurge das cinzas e despeja sua nova pedrada, Northern Chaos Gods, agora com Demonaz (guitarra e voz) e Horgh (bateria). Quem saiu ganhando nesse hiato todo foram os apreciadores do metal negro, que além do ótimo projeto solo do ex-vocalista, têm agora a chance de desfrutar de um dos grandes lançamentos de 2018.
Sim, quem estava temoroso sobre como o Immortal soaria sem a presença de Abbath, trate de ficar despreocupado. Northern Chaos Gods traz a banda em excelente forma, com elementos de todos os seus álbuns. É como se fosse um resumo da carreira da horda, reunidos num álbum só.
A faixa-título remete a aos gloriosos dias de At The Heart of Winter, inclusive na melodia dos riffs de guitarra, bem típicos da banda. Mesmo caminho segue Gates to Blashyrkh, inclusive com dedilhados melódicos. Grim And Dark é black metal até o osso, uma das melhores – senão a melhor – faixa de Northern.
Outros momentos dignos de nota são Called to Ice, onde sobram riffs inspirados e os pútridos vocais de Demonaz, e a épica Mighty Ravendark, que em seus mais de nove minutos de música, praticamente define o que é essa máquina norueguesa de black metal.
Enfim, tanto Abbath quanto sua ex-banda seguem firme e fortes, para a alegria dos amantes da vertente mais maldita do metal. Northern inclusive pode ser colocado na galeria de melhores momentos do eterno Immortal, o que não é pouca coisa, já que a discografia dos noruegueses é impecável. Hail!
Northern Chaos Gods
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Nuclear Blast
Faixas:
1-Northern Chaos Gods
2-Into Battle Ride
3-Gates to Blashyrkh
4-Grim And Dark
5-Called to Ice
6-Where Mountains Rise
7-Blacker of Worlds
8-Mighty Ravendark