CLÁUDIO AZEVEDO
Que presentaço da Warner aos fãs do Sepultura, principalmente aos que ainda colecionam o produto físico. Pois a versão expandida e remasterizada do clássico Arise é simplesmente imperdível. Começando pela embalagem, um luxuoso digipack, passando pelo encarte com fotos e um texto assinado por Kory Grow, da Rolling Stone. Mas, o recheio principal está mesmo nos dois CDs, com muito material extra que irá satisfazer quem sempre acompanhou minuciosamente o trabalho do Sepultura.
O CD 1 conta com as dez faixas de Arise, todas devidamente remasterizadas, soando mais mortíferas do que nunca. Além delas, ainda podemos encontrar C.I.U. (Criminals in Uniform), que não entrou na versão original e é uma bela música, bem na linha do que o grupo fazia na época.
O ótimo cover para Drug Me, do Dead Kennedys, também convence por sua fúria (o quarteto nunca escondeu suas influências) e as “writing sessions” de Murder e Altered State são material raríssimo, que vale a pena conferir.
Passando para o CD 2, temos mais “writing sessions”, dessa feita Meaningless Movements e Infected Voice. Interessante observar o poderio de fogo dessas músicas já em sua fase embrionária. Prosseguindo, é hora de checar Dead Embrionic Cells, Desperate Cry, Murder e Under Siege, todas instrumentais, perfeito para quem está praticando guitarra. Toda a técnica musical do Sepultura em 1991 está exposta nessas faixas, um documento histórico para os fãs.
Mas o melhor está para o fim. Os seguidores da banda com certeza lembram do VHS Under Siege – Live In Barcelona, que aparece aqui em formato áudio. Trata-se da banda em seu auge absoluto, com versões simplesmente insanas para Inner Self, Beneath The Remais, Arise e Mass Hypnosis. Se você não conhece nada da banda, é o melhor caminho para começar. Enfim, um produto que vale a aquisição. Ah, e sobre o álbum Arise, fica a constatação: 27 anos depois, todo o seu conteúdo jamais foi igualado em sua velocidade e ódio.
Arise – Expanded Edition
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Warner
Faixas:
CD 1
1-Arise
2-Dead Embryonic Cells
3-Desperate Cry
4-Murder
5-Subtraction
6-Altered State
7-Under Siege (Regnum Irae)
8-Meaningless Movements
9-Infected Voice
Bonus Tracks:
10-Orgasmatron (Studio Version)
11-Intro (Instrumental)
12-C.I.U. (Criminals in Uniform)
13-Desperate Cry (Scott Burns Mix)
14-Drug Me
Rough Mixes
15- Dead Embryonic Cells (Rough Mix)
16-Dead Embryonic Cells (Industrial Remix)
Writing Sessions: August 1989
17-For our Own Good
18-Murder
19-Altered State
CD 2
Writing Sessions: March 1990
1-Under Siege
2-Meaningless Movements
3-Infected Voice
Basic Tracks:
4- Altered State
5-Dead Embryonic Cells
6-Desperate Cry
7-Infected Voice
8-Meaningless Movements
9-Murder
10-Under Siege
Under Siege: Live in Barcelona (1991)
11-Arise
12-Desperate Cry
13-Dead Embryonic Cells
14-Mass Hypnosis
15-Inner Self
16-Troops of Doom
17-Beneath The Remains
18-Orgasmatron