CLÁUDIO AZEVEDO
E lá se vão vinte anos do primeiro álbum do Soulfly, concebido pouco tempo após a traumatizante saída de Max Cavalera do Sepultura. Os tempos são outros e o nu-metal daquele trabalho sofreu mudanças ao longo dos lançamentos, assim como a formação da banda. Mas a alma ainda está lá. Óbvio que estamos falando do eterno Max, que acaba de despejar Ritual, novo trampo de sua banda. Aliás, como trabalha o homem! Ainda em 2017 tivemos o excelente Psychosis, do Cavalera Conspiracy. Praticamente todos os anos temos material novo vindo das quatro cordas do guitarrista. Isso sem falar nas incontáveis turnês.
Em Ritual, novamente Zyon Cavalera comanda as baquetas, e o filho de Max mostra-se cada vez mais apto para o cargo. É nítida sua evolução desde a sua estréia em Savages (2013). No baixo, Mike Leon faz bem o seu papel e Marc Rizzo, parceiro de longa data de Max, continua com riffs e solos dissonantes, parte importante no som do Soulfly.
Quanto às músicas, não espere nenhuma novidade. São apenas os riffs tradicionais de Max, ou seja, às vezes death metal, outras vezes groove, porém sempre certeiros. Ouça a faixa-título para comprovar. As participações especiais sempre foram tradição no Soulfly, e aqui temos Randy Blythe (Lamb of God) em Dead Behind The Eyes, e Ross Dolan (Immolation) em Under Rapture, melhor faixa do álbum. Feedback! surpreende por seu andamento à lá Motorhead e seu refrão pra lá de grudento, e a instrumental Soulfly XI (outra tradição do grupo) merece ser ouvida por todos os seus detalhes.
Enfim, mesmo quase anualmente lançando álbuns novos, a fonte de Max parece não secar nunca, e os fâs sabem que sempre terão músicas novas para desfrutar. Ritual, então, é mais um capítulo vitorioso na carreira desse guerreiro do metal.
Ritual
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Nuclear Blast
Faixas:
1-Ritual
2-Dead Behind The Eyes
3-The Summoning
4-Evil Empowered
5-Under Rapture
6-Demonized
7-Blood On The Street
8-Bite The Bullet
9-Feedback!
10-Soulfly XI