CLÁUDIO AZEVEDO
Com quase 30 anos de carreira (o grupo nasceu em 1989), os suecos do Unleashed são parte do cenário death que explodiu no começo da década de 1990 naquele país, com nomes como Entombed, Grave, Dismember, Edge of Sanity e vários outros.
Seus primeiros álbuns, Where No Life Dwells (1991), Shadows in The Deep (1992) e Victory (1995), fizeram a cabeça de muitos headbangers durante aquele período pra lá de especial para a música extrema. O tempo passou, outros bons álbuns foram lançados (destaque para o ótimo Dawn of The Nine, de 2015) e o conjunto chega agora ao seu décimo terceiro trabalho, The Hunt For White Christ.
Algo que sempre ajudou o Unleashed a manter um som totalmente próprio é o fato da banda não ter sofrido mudanças drásticas de formação nessas três décadas. Johny Hedlund (baixo e voz), Tomas Olsson (guitarra) e Anders Schultz (bateria) estão juntos desde 1990, algo bem raro em todo cenário musical. Por isso, não temos dificuldade alguma de identificar que se trata do Unleashed quando Lead Us Into War explode nos fones.
É aquele metal sueco, em que os climas e melodias (tétricas) andam lado a lado com a velocidade, e os vocais, apesar de guturais, conseguem ser inteligíveis, além de trazer refrãos pegajosos, como ocorre em Stand Your Ground, Open to All The World e Terror Christ, apesar de todas as 11 faixas funcionarem perfeitamente. Ainda podemos escutar melodias bem próximas do black metal escandinavo, caso da faixa-título.
Vida eterna ao Unleashed, que vai chegar em sua quarta década de existência espalhando a fúria sueca pelo mundo. E o grupo estará debutando em palcos brasileiros encabeçando o festival Extreme Hate, no dia 9 de dezembro. Imperdível.
The Hunt For White Christ
Ano de Lançamento: 2018
Gravadora: Napalm Records
Faixas:
1-Lead Us Into War
2-You Will Fall
3-Stand Your Ground
4-Gram
5-Terror Christ
6-They Rape The Land
7-The City of Jorsala Shall Fall
8-The Hunt For White Christ
9-Vidaurgelmthul
10-By The Western Wall
11-Open to All The World