Vencedora do Grammy e dona de uma das vozes mais polidas do pop jazz, Nancy Wilson, que estava aposentada de turnês desde 2011, faleceu em sua casa em Pioneertown, uma comunidade no deserto da Califórnia, próxima ao Joshua Tree National Park. O comunicado foi feito por seu empresário. Ela tinha 81 anos.
Influenciada por Dina Washington, Nat King Cole, Nancy passou pelos jazz padronizados da década de 1960, lançando oito álbuns que alcançaram o top 20 das paradas da Billboard. Discreta e elegante, rápida e conversadora, ficou conhecida pelas canções Guess Who I Saw Today e o sucesso (You Don’t Know) How Glad I Am.
Sempre contra a ideia de ser identificada em um estilo musical, especialmente o jazz, se referia a si mesma como uma “estilista da música”
Ela resistiu a ser identificada com uma única categoria, especialmente jazz, e se referiu a si mesma como uma “estilista de música”.
“A música que eu canto hoje foi a música pop dos anos 60″, ela disse em 2010. “Eu nunca me considerei uma cantora de jazz. Eu pego uma letra e a faço dela minha..Eu me considero uma intérprete da letra “.
Entre seus álbuns, destaque para sua colaboração com Cannonball Adderley, Nancy Wilson/Cannonball Adderley. Em 1965, recebeu um Grammy de Melhor Performance de R&B por How Glad I am, e mais tarde, em 2015, como Melhor Álbum Vocal em 2005 por R.S.V.P (Rare Songs, Very Personal), e em 2007 por Turned To Blue.
Wilson também teve carreira na televisão, cinema e rádio como Hawaii Five-O, Police Story, e participação na série Jazz Profiles.