Aos 83 anos, Lee “Scratch” Perry continua contribuindo para a música jamaicana. O músico, produtor e inventor do dub lança na próxima semana o álbum Rainford. Curiosamente, o título do trabalho revela o verdadeiro nome dessa lenda do reggae.
Produzido por Adrian Sherwood, produtor e pupilo de Perry, o material possui nove faixas. E todas elas foram gravadas no lendário Black Ark Studio que pertence ao músico jamaicano. Ou seja, um álbum criado bem dentro das suas origens.
De acordo com a entrevista para a NPR, Sherwood classifica este trabalho de Lee “Scratch” Perry como a série American Recordings de Johnny Cash e produzida por Rick Rubin. No entanto, Rainford explora diversos estilos musicais que vão além do reggae e do dub. Além de estar longe de ser um álbum de despedida.
Pelo contrário, ele mostra muito bem a criatividade do músico mesmo com a idade avançada. Por exemplo, Makumba Rock tem sons de cuíca. Sim, esse instrumento típico da música brasileira. Enquanto, Let It Rain traz uma excelente mistura instrumentos clássicos com batidas eletrônicas. E desta maneira são construídas as canções do álbum.
Rainford será lançado oficialmente no dia 31 de maio. Entretanto, o novo trabalho de Lee “Scratch” Perry está disponível para streaming no site da NPR. Clique aqui para ouvir esse material incrível de música jamaicana!