Dando sequência ao especial de 50 anos de Woodstock, o nosso historiador do rock, Aldo Fazioli, relembra como surgiu o festival. Além disso, conta quem eram os sócios por trás desse momento marcante na história da música.
Tudo começou quando quatro jovens, dois deles com muito dinheiro colocaram um anúncio no jornal com o objetivo de encontrar negócios interessantes para diversificar seus investimentos. Os outros dois, ligados ao mundo da música, tinham muitas ideias e procuraram os donos do anúncio para um encontro.
Inicialmente eles decidiram pela construção de um empreendimento que abrigaria um hotel com estúdios de gravação para astros do rock. A única condição era que fosse afastado dos grandes centros. A ideia evoluiu e com o intuito de arrecadar fundos e divulgar seus objetivos, eles resolveram começar as atividades com uma feira de artes e música ao ar livre.
Depois de tudo acertado, saíram em busca do lugar apropriado para a execução do evento e acabaram por escolher Woodstock, na cidade de Wallkill, próximo de Nova York.
Woodstock era um tradicional vilarejo boêmio frequentado por intelectuais, artistas e escritores, desde o fim do século 19. Seu nome foi sugerido e utilizado para batizar a empresa que cuidaria dos negócios da sociedade: a Woodstock Ventures Inc.
Os sócios da Woodstock Venture Inc
Michael Lang era promotor de eventos, empresário de banda, além de trabalhar com elementos da contracultura. Anteriormente, já havia produzido o Miami Pop Festival para cerca de 40 mil pessoas. Apesar de ter apenas 26 anos foi o grande idealizador do festival.
Artie Kornfeld, além de músico, era produtor musical. Também muito jovem chegou a ser vice-presidente de uma gravadora, o que lhe possibilitou ter contatos com muitas bandas. Ele foi fundamental para o processo comercial e executivo do festival.
John P. Robert e Joel Rosenman, herdeiros de famílias ricas, tinham muito dinheiro, mas não tinham ideia do que queriam. Se conheceram em 1966 e dois anos depois, afim de receber ideias novas para seus investimentos, colocaram o anúncio no jornal.
Isso acabou sendo o estopim para que Woodstock acontecesse. Eles entraram com todo o capital e bancaram seus custos desde o início.