O mercado audiovisual reúne pessoas de diferentes gêneros. No entanto, nesta área a desigualdade entre gêneros ainda continua forte. Você já parou para analisar quem são os diretores e diretoras dos filmes indicados ao Oscar 2020? Pois é… Temos uma “surpresinha” para você!
Para entender melhor essa situação, separamos uma lista com as categorias centrais dos longas indicados ao festival. Em negrito, o nome das diretoras.
Melhor filme
O Irlandês – Martin Scorsese
Adoráveis Mulheres – Greta Gerwig
Era Uma Vez em… Hollywood – Quentin Tarantino
Parasita – Bong Joon-ho
História de um Casamento – Noah Baumbach
1917 – Sam Mendes
Coringa – Todd Phillips
Ford vs Ferrari – James Mangold
Jojo Rabbit – Taika Waititi
Direção
Bong Joon-Ho
Martin Scorsese
Sam Mendes
Todd Phillips
Quentin Tarantino
Roteiro adaptado
O Irlândes – Martin Scorsese
Jojo Rabbit – Taika Waititi
Coringa – Todd Phillips
Adoráveis Mulheres – Greta Gerwig
Dois Papas – Fernando Meirelles
Roteiro original
Entre Facas e Segredos – Rian Johnson
História de um Casamento – Noah Baumbach
1917 – Sam Mendes
Era Uma Vez em… Hollywood – Quentin Tarantino
Melhor filme internacional
Corpus Christi – Jan Komasa
Honeyland – Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov
Os Miseráveis – Ladj Ly
Dor e Glória – Pedro Almodóvar
Parasita – Bong Joon-ho
Animação
Como Treinar o Seu Dragão 3 – Dean DeBlois
Klaus – Sergio Pablos
Link Perdido – Chris Butler
Toy Story 4 – Josh Cooley
Documentário
Indústria Americana – Julia Reichert, Steven Bognar
The Cave – Bruce Hunt
Democracia em Vertigem – Petra Costa
Honeyland – Tamara Kotevska, Ljubomir Stefanov
For Sama – Waad al-Kateab, Edward Watts
Luz, Câmera e Igualdade, Por Favor!
Das 37 indicações acima, apenas sete correspondem às diretoras. Na lista de direção, roteiro original e animação, não há nenhum nome feminino. Em 2019, o cenário também não foi diferente. Apenas cinco realizadoras, entre mais de 350 indicados em quase um século de premiação. Neste ano, no setor de longas-metragens, o “ritual das cinco” permanece intacto!
Assustador, não é mesmo?
Todavia, ainda bem que existem mulheres que representam o cinema internacional e nacional! Vamos conhecer, então, quem são as diretoras indicadas ao Oscar deste ano.
Greta Gerwig
A atriz, roteirista e diretora americana é conhecida pela sua participação em temas sensíveis. Em 2018, Greta se tornou a quinta mulher a ser indicado ao Oscar de melhor direção e roteiro original, pelo filme Lady Bird.
Em 2020, o longa Adoráveis Mulheres está concorrendo a seis estatuetas. O filme inspirado no livro de Louisa May Alcott voltou à telona com um uma história surpreendente e divertida, que discute sobre o papel da mulher no século 19.
Tamara Kotevska
A cineasta, nascida na Macedônia, é conhecida pelo documentário Honeyland, de 2019. Junto de Ljubomir Stefanov, Tamara passou três anos no norte da Macedônia filmando o longa sobre uma apicultora selvagem.
O filme ganhou três prêmios no Sundance Film Festival de 2019 e recebeu duas indicações ao Oscar 2020.
Julia Reichert
A documentarista norte-americana já tem carteira registrada no Oscar. Ela é conhecida por produzir fortes obras concentradas em assuntos da classe trabalhadora e de gêneros. Também é professora emérita no Departamento de Teatro, Dança e Cinema da Wright State University.
Julia recebeu sua primeira indicação ao Oscar em 1978, com a obra Union Maids. Em seguida, em 1884, com o documentário Seeing Red. Neste ano está concorrendo em melhor documentário, com Indústria Americana.
Petra Costa
Ana Petra Costa é uma cineasta brasileira, membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 2018. Conhecida por obras artísticas e poéticas, a cineasta atua com produções íntimas e sociais. Dirigiu os filmes Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012), Olmo e a Gaivota (2015) e Democracia em Vertigem (2019).
Neste ano, Democracia em Vertigem está concorrendo a premiação, como melhor documentário. O filme fala sobre um período histórico marcante e recente no Brasil: o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Petra aborda o desenvolvimento da trama por meio de uma narração em primeira pessoa, onde a cineasta, dá a sua visão sobre os acontecimentos.
Com essa indicação, o filme passa a ser primeiro nacional a conquistar uma vaga na categoria de Documentários na premiação.
Waad al-Kateab
A jornalista, cineasta e ativista da Síria está concorrendo com o longa For Sama como melhor Documentário. O filme fala sobre a filha da própria diretora, que nasceu em meio aos conflitos.
A trama se aprofunda no drama das mulheres daquele local, assombradas pelo preconceito e o terror da batalha. A história dialoga com fatos pessoas e sociais.
Cadê as artistas negras?
Como vimos nas fotos acima, todas as realizadoras de longa-metragem são brancas. Este cenário também se repete na categoria de atriz coadjuvante.
Concorrendo como melhor atriz por Harriet, Cynthia Chinasaokwu quebra esse padrão. Menos mal, né? Mas ainda é muito pouco diante de tantos talentos ignorados pela Academia.
Filmes de cineastas que mereciam mais atenção no Oscar
Existem muitos bons filmes, que embora sejam queridos pelo público, não foram selecionados na premiação. Separamos uma lista de filmes dirigidos por mulheres que poderiam e mereciam ser indicados.
The Farewell (Lulu Wang)
Harriet (Kasi Lemmons)
Retrato de Uma Jovem em Chamas (Céline Sciamma)
Um Lindo Dia na Vizinhança (Marielle Heller)
As Golpistas (Lorene Scafaria)
Fora de Série (Olivia Wilde)
Honey Boy (Alma Harel)
Apoie a produção feminina
Infelizmente o setor ainda trabalha com profissionais do gênero masculino extremamente ricos. Para mudar este cenário, vai ser preciso muito take e suor na testa. Se é difícil para realizadoras de grandes produtoras, com nomes de peso, imagina para as produtoras independentes?
Esse cenário muda de acordo com a demanda e o produto. Ou seja, é extremamente necessário o apoio do público. Por isso, nós do Blog n’Roll, lhe convidamos a prestigiar o cinema feminino.
Assista filmes realizados por mulheres. Enalteça este trabalho. Compartilhe com a galera. Faça isso com o cinema internacional, nacional e principalmente, regional.