O que você está procurando?

TV e Cinema

Crítica | Lagaan, A Coragem de Um Povo

No Ocidente, o cinema indiano é sempre lembrado por suas cenas dramática e mentirosas ou por um chato musical. Mas, em 2002, Lagaan: Era Uma Vez Na Índia já mostrava a qualidade de filmes da índias, colocando Bollywood no patamar mais alto do Cinema mundial.

Lagaan foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 2002, mas acabou perdendo para o bósnio Terra de Ninguém. Mesmo merecendo a vitória.

Quando se fala de cinema indiano e Oscar, logo se vem a mente Quem Quer Ser Um Milionário?, porém, Slumdog Millionaire (nome original) é tão inglês como Trainspotting, 127 horas e Yesterday, todas obras do diretor britânico Danny Boyle.

Estando em cartaz na Neflitx, onde recebeu o nome de Lagaan: A Coragem de Um Povo, o longa mostra a essência do indiano e, como seu nome diz, sua perseverança.

Continua depois da publicidade

Sobre o filme

Em 1893, período em que a Índia estava sob o domínio britânico, uma aldeia rural luta contra o autoritarismo e a opressão de um capitão inglês. Mesmo em época de seca, continuava impondo altos impostos ao vilarejo, o Lagaan.

Entretanto, sem explicações, o capitão decide aumentar mais os impostos e os camponeses, liderados por Bhuvan (Aamir Khan), resolvem falar com Rajá, pedir ajuda. Ao chegarem até o príncipe, acabam assistindo uma partida de críquete.

Quando Bhuvan comenta que é um jogo imbecil, praticado por crianças em suas aldeias, o capitão Russel propõe um desafio: caso os camponeses vençam os ingleses em uma partida de críquete, haveria a suspensão de três anos de impostos.

O líder do grupo aceita a aposta, contrariando os demais camponeses, já que a perda do jogo triplicará o Lagaan.

Continua depois da publicidade

Por que é bom?

Lagaan não é um filme pra qualquer um, não faria parte da Sessão da Tarde. Muito menos um longa fácil para assistir ao chegar cansado do trabalho. Aqui, são 3h45 de uma extensa narrativa. Mas calma, quase quatro horas de um filme indiano, musical e sobre críquete pode te surpreender!

Sendo não somente todas as características citada acima, Lagaan é um filme de luta de classe. Onde a arbitrariedade é imposta a um povo humilde e trabalhador. O imposto (lagaan) cobrado pela coroa britânica era feito através da colheita, que, por sua parte, só era possível se houvesse chuva. E, graças à seca, os agricultores não conseguiam cumprir suas taxas.

Durante todo o longa, é mostrada a humilhação do povo indiano perante aos ingleses. Pois, além de darem sua colheita, precisavam trabalhar e sempre prestar serviço à coroa. Um retrato genuíno à época.

Lagaan retrata, também, o preconceito na própria cultura indiana, quando a equipe precisa aceitar a presença de um intocável na escalação. Mesmo sendo oprimidos pelos ingleses, todos os integrantes ficam horrorizados com a ideia de um intocável jogar entre eles. Mas Bhuvan faz um super discurso defendendo a causa coletiva e, desprezando a tradição, toca no ombro de Kachra.

Continua depois da publicidade

Se você lembra da novela Caminho das Índias, em que Marcio Garcia interpretou Bahuan, um intocável, sabe o preconceito com as castas inferiores sofrem na sociedade indiana.

Como nas histórias do Nordeste brasileiro, Lagaan retrata a essência da seca, mostra a importância da chuva e todos os aspectos da cultura e da religião indiana.

Índia e o críquete

Ao dizer que as crianças jogavam “uma espécie de Críquete”, Bhuvan não se tocou que realmente não sabia nada de como jogar o esporte. E, só conseguiu aprender as regras graças à irmã do Capitão Russel, que se sente com pena e ajuda a aldeia, a contragosto de seu irmão.

Atualmente, a Índia é umas potências do esporte no mundo. Além de ter recordes na história do esporte, venceu uma Copa do Mundo. Os ingleses, assim como no futebol, também levaram só um título. A Austrália é a maior campeã (5). A Índia é tão ligada ao críquete que sediou três vezes a Copa e realizará a próxima edição, em 2023.

Continua depois da publicidade

Voltando ao filme, das quase quatro horas, 1h20 é destinada somente à partida, a qual, é pura tensão. Você entra em campo com os aldeãos. A cada ponto feito pelos ingleses, sempre com um tom de superioridade, era uma decepção para Bhuvan e para quem assistia. Pois não há como não torcer para os estrangeiros.

O povo britânico passa a partida tomando suas bebidas chiques e sentados em suas cadeiras confortáveis embaixo de guarda-sóis. Já o povo indiano, que lotou aquele campinho, aguenta o forte sol em pé e sentado no chão.

Conclusão

A história tem tudo para chamar a atenção de quem quer fugir do eixo Estados Unidos-Reino Unido. A luta entre oprimidos e opressores é o triunfo do longa. É uma história de coragem e determinação.

Curiosidades

  • O primeiro corte do filme foi de 7 horas e 30 minutos de duração;
  • Primeiro filme indiano a concorrer na categoria Melhor Filme Em Língua Estrangeira;
  • Essa foi a primeira produção de Bollywood em 30 anos produzida com som sincronizado. Já que antes, os filmes indianos eram dublados inteiramente no estúdio. Este processo é conhecido como ADR.
  • O filme foi gravado nas aldeias de Bhuj (Gujarat). Infelizmente, a região foi destruída em um terremoto em 26 de janeiro de 2001, seis meses após o filme ter sido locação. Tendo isso em vista, Aamir Khan (Bhuvan) doou muito de seus ganhos com o filme para ajudar a aldeia.
  • Gujarat, região em que o filme é retratado, possui um time oficial de Críquete.
  • Durante o jogo de críquete final, um dos jogadores britânicos, Smith (Ben Nealon) acabou deslocando o ombro esquerdo.
  • Praticamente todo o filme foi feito em cenários externos, em vez de estúdios. A vila foi construída de maneira fiel às características de época da região.
  • Foram usados mais de dez mil camponeses locais – que nunca tinham ouvido falar em cinema – como figurantes. Antes da estreia do filme, houve uma primeira exibição para esses camponeses.
  • Somando os prêmios recebidos, Lagaan levou quase 50 premiações, incluindo oito no Filmfare Awards e sete no National Film Awards, além de uma indicação ao Oscar 2002 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Especiais

Foram necessários 24 anos de espera até o retorno do Shelter ao Brasil. A banda nova-iorquina krishnacore que marcou época nos anos 1990, principalmente...

Especiais

Horas antes do início do último show da The Future Past World Tour, no Allianz Parque, em São Paulo, o Iron Maiden fez um...

Especiais

Quase sete anos depois de sua estreia no Brasil, a banda dinamarquesa Volbeat retornou ao país como convidada especial dos dois shows finais da...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos