Santos é o berço de inúmeras bandas no nosso país. E a cena musical não para nunca de crescer, em vários gêneros. Seguindo a onda do rock alternativo, a banda Baluart iniciou sua carreira no início de 2019, inspirados principalmente por grupos como Supercombo, Fresno e Paramore.
No começo, a ideia era apenas divulgar o projeto solo do vocalista da banda, Enzo Borges, que se chamava Enzo & The Time Travelers. Matheus Souza, que faz a segunda voz e é também o guitarrista, convidou ele para uma banda que ainda não estava formada, mas que também contaria com Vivian Farias na bateria e Maria Alice no baixo.

Depois de quase um ano, o grupo decidiu há poucos meses mudar o nome para Baluart. A sonoridade da banda conversa principalmente com o rock alternativo, mas os integrantes buscam inspirações em diversos gêneros e tendem a não se podar em relação a isso, trazendo do pop punk, rock e pop até mesmo jazz.
Nas letras de suas canções, são discursadas tanto temáticas sentimentais e psicológicas como também políticas e sociais: a banda tem inclusive compartilhado no seu Instagram (@baluart_oficial) conteúdos em prol do Vidas Negras Importam, com links para cards informativos, doações, petições e também uma lista de artistas negros para conhecermos.
Antes de entrar em isolamento, a banda fez shows em Santos, Cubatão e Peruíbe, com destaque para o 5º Festival da Juventude, e duas edições do evento INDIE TIME. Além disso também tocou duas vezes em São Paulo.
Single novo
O último trabalho lançado pela Baluart foi o single Cardina, que fala sobre a responsabilidade acerca das nossas palavras e atos na sociedade e a importância de cobrar de quem tem voz para atingir mais pessoas. Confira aqui o lyric video.