A banda Claustrofobia lançou nesta quinta-feira (25) o clipe de Vira Lata, música divulgada em 2019, antes da apresentação histórica no Rock In Rio.
O clipe foi gravado antes da pandemia e trata-se de uma produção cinematográfica, bem dinâmica, entre takes da banda ao vivo e no estúdio DaTribo, e cenas do ator pelas ruas de São Paulo.
O roteiro faz jus à música e traz uma referência ao cidadão brasileiro comum, que há décadas luta com um sorriso no rosto, contudo está alheio ao que de fato significa ter dignidade e esperança por dias melhores.
Diretamente do coração do mundo
Descendentes do Brasil
Sem raça definida cheio de raiva
Roendo o osso – sangue no olho
No front focado no delito
Continua depois da publicidadeEsse é o discurso são ossos do ofício
O nosso pão de cada dia tá enterrado no lixo
O clipe retrata um homem trabalhando no dia a dia, cantando comida no lixo e jogando bola – o que é um infeliz exemplo brasileiro. Além disso, o indivíduo usa uma faixa nos olhos, e Claustrofobia enfatiza o porquê.
“Sangrando e cego lutando para sobreviver. Nossa intenção é dar o exemplo de força e trabalho honesto mesmo com todas as dificuldades; e para o Brasil seria nosso soco violento na face da hipocrisia nacional”, diz.
Assista ao clipe
Vira Lata foi gravada no Fuel Music Studios, na Califórnia, e é considerada uma música pesada e raivosa, que poderia ser facilmente figurada nos emblemáticos discos Thrasher e Peste.
Além disso, sua mixagem ficou por conta de Andre “Kbelo” Sangiacomo, no Family Mob Studios (São Paulo), que já trabalhou com Ratos de Porão, Ego Kill Talent, Far From Alaska e é técnico de som do Sepultura.
Por fim, vale ressaltar que o clipe possui legenda, e não é à toa. A banda é firme na ideia: “apesar das vergonhas que o Brasil escancara ao mundo, desde a brutal desigualdade até a corrupção de políticos, o Claustrofobia tem orgulho de suas raízes, de uma raça misturada – somos todos vira-latas – e quer dar exemplo de perseverança para todos os povos”.