Quando encontramos com fã clubes ou fandoms, percebemos o quanto um determinado artista ou banda provoca mudanças positivas por meio de sua música. No caso dos fãs de BTS, a conexão com seus ídolos fez com que formassem um grupo que desenvolve projetos sociais, o Army Help The Planet.
Por meio da hashtag, os membros do Army se encontram e compartilham causas e ações sociais. No Brasil, uma equipe de 70 pessoas de diferentes estados se formou para atuar ativamente na causa ambiental. O projeto conta com equipe técnica, liderança rotativa e um sistema de organização capaz de alcançar metas impressionantes.
O resultado mais recente veio da ação #ArmyHelpThePantanal. O objetivo da campanha era arrecadar fundos para combater os incêndios no Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que atua desde 2002 na proteção e conservação do Pantanal Sul-Mato-Grossense.
Com valor inicial de R$ 20.000,00, o projeto já arrecadou o dobro da meta e caminha para triplicar os resultados. O dinheiro será designado para áreas atingidas, custeando apoio logístico no combate aos incêndios. As queimadas na região já acontecem há dois meses, afetando irremediavelmente a fauna e flora locais.
O Blog n’ Roll conversou com uma das líderes da Equipe Army Help The Planet no Brasil, que fala pelo grupo sobre como funcionam as ações, seus projetos mais notáveis e claro, a paixão pelo BTS.
Army Help The Planet do Brasil
A equipe está presente em várias cidades brasileiras. Mesmo formados a partir de um fandom majoritariamente adolescente, a faixa etária da equipe é de 17 a 38 anos. “Esse é um tabu que realmente lutamos para derrubar. Nossa equipe de líderes é toda acima de 20 anos”.
“Nós somos uma equipe bem técnica. A maioria tem formação na área ambiental, entre Engenharias Ambientais, Biologia e Biotecnologia. Também temos profissionais em áreas não relacionadas, como contadores, designers, advogadas, entre outros”.
O movimento começou como grande parte dos projetos nesses tempos modernos: pelo Twitter. Um membro do fandom brasileiro usou a tag #ArmyHelpThePlanet, já utilizada no exterior, falando sobre as queimadas na Amazônia. Felizmente, a thread deu certo.
“No ano passado a Amazônia estava queimando por meses, mas a mídia estava silenciosa. A pessoa que postou sobre isso na época fez um grupo, onde todos deveríamos tomar uma iniciativa. Foi aí que o @ARMY_HTP nasceu”.
O grupo brasileiro continuou usando a hashtag e conseguiu apoio internacional. “Entramos para os assuntos do momento no Brasil e demos muita visibilidade para o que estava acontecendo na Amazônia”.
Com uma equipe base de projeto formada, o grupo resolveu lançar sua primeira ação. “A campanha saiu cerca de um mês após a thread. Foi intitulada ‘#ArmyHelpTheAmazon’, em parceria com a ONG Iniciativa Verde“.
Foram arrecadados mais de R$ 8.000,00, financiando o plantio de 400 mudas nativas em área de preservação na região Transamazônica (Altamira-PA).
A campanha transformadora incentivou o grupo a seguir promovendo ações semelhantes. “Nós escolhemos uma causa e fazemos uma pesquisa de vários Institutos ou ONGs associados. Seguimos esse processo nas ações, mas também já realizamos outra menores, mantendo o foco social”.
#ArmyCleaningDay
O maior projeto do Army em território nacional foi o #ArmyCleaningDay, realizado em setembro de 2019. O evento aconteceu em 17 estados, motivando mais de 300 pessoas a fazerem mutirões de coleta de lixo pelo país.
“Fomos inspiradas pelo projeto Limpa Brasil, que é uma ação onde grupos se reúnem para fazer um dia de limpeza em locais públicos. Então, oferecemos isso ao nosso público Army. Começamos a recrutar representantes que poderiam fazer a ação ocorrer em suas cidades”, conta a líder.
“O evento foi realizado no dia 29 de setembro. Vários Armys se reuniram em parques, praças, praias e fizeram mutirões de coleta de lixo”. O evento promoveu a conscientização, além de reunir vários grupos locais pela iniciativa ambiental.
“O BTS sempre nos motiva, não apenas como artistas, mas como as pessoas que são fora dos holofotes. Eles sempre nos incentivam a usar nossa voz. Suas músicas sempre foram críticas, tratando problemas da sociedade e motivando a busca por mudanças”.
O grupo sul-coreano é conhecido pelo incentivo ao protagonismo jovem, dando o exemplo a partir da própria participação dos membros em diversas causas sociais. A campanha Love Myself, lançada em novembro de 2017, é um ótimo exemplo.
A ação anti-bullying, feita em parceria com o Comitê Coreano e Japonês para a UNICEF, contou com a chamada #ENDViolence. O grupo divulgou vídeos nas mídias sociais para incentivar a gentileza e o diálogo.
“Não são só os jovens que podem se espelhar nas ações do BTS, mas sim um público de diversas idades, que pode aprender a tomar atitudes positivas para tornar o mundo melhor”, conclui a líder.
Campanha pelo Pantanal
Atualmente, a meta do projeto Army Help The Pantanal já está em R$ 50.000,00., entretanto, não surpreende os membros da equipe. “Não era novidade o potencial do Army em arrecadações de projetos filantrópicos, pois isso já está inserido na ‘cultura #BTSarmy’”.
O grupo recebe doações até 9 de outubro. Para participar, acesse a campanha disponível na Benfeitoria, realizando seu pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito.
Também é possível colaborar assinando petições em apoio ao meio ambiente. Para entrar em contato com a equipe e compartilhar a campanha, acesse os perfis da Equipe Army Help The Planet no Instagram, Twitter e YouTube.