O sul do Brasil continua rendendo boas bandas de rock. E como sempre trazendo um diferencial dos demais grupos que surgem nos vários cantos do Brasil. Recentemente, duas bandas de Porto Alegre lançaram trabalhos inéditos e resolvi comentar os EPs e falar um pouco sobre a Litera e a Isidoro Pilsen.
LITERA
E se as cartas trocadas entre Imperador Dom Pedro I e a Marquesa de Santos fosse musicado e adaptado para o cotidiano de um casal de 2013? Esse é o ponto chave de Domitila, projeto que está desenvolvido pelos Porto Alegrenses do Litera.
A primeira parte já está no ar com o EP A Marquesa, lançado em agosto de 2013. O trabalho que contem quatro músicas que estão disponíveis para audição no Soundcloud e também com download gratuito.
As quatro músicas trazem letras poéticas que revelam um pouco do conturbado relacionamento entre Dom Pedro e Domitila. Destaque para as canções Mergulho e a faixa-título Domitila.
Ainda em 2013, o Litera vai lançar a segunda parte do projeto, o EP O Imperador. E em 2014, todas as canções serão compiladas em um full lenght batizado de Domitila. Todo o trabalho foi produzido por meio de um financiamento coletivo através do site Catarse.
Ouça o EP A Marquesa:
ISIDORO PILSEN
Também de Porto Alegre, o Isidoro Pilsen lançou recentemente o seu segundo trabalho, batizado simplesmente de EP2. Rápido e direto, as quatro faixas trazem um pouco de vários estilos, como o Rock & Roll puro, Rockbilly e até Jazz.
De acordo com o trio, a escolha por um trabalho mais curto é a adaptação para os padrões de vida das pessoas. Como eles próprios dizem: um disco – formato que a banda julgou adequado para ouvidos, relógios e cabeças dos tempos de internet.
Os fatos do cotidiano são as principais influências para as letras do trabalho. Destaque para Senão e Procurando Graça. A música Clube do Fracasso também merece atenção, pois foi inspirada em uma peça de teatro de mesmo nome.
Escute EP2: