Chegamos a nossa segunda edição da coluna “Cervejas do Rock”, uma parceria do Blog N’Roll A Tribuna com o blog sobre cervejas Lamparinada e 7ª Avenida – Empório de Cervejas. Sempre na última semana do mês, compartilharemos os comentários das Rock Beers que estão sendo lançadas no mercado.
Dessa vez, o Luciano Oliveira fez uma resenha sobre a Colorado Titãs:
Quando pensamos no rock brasileiro, logo lembramos dos Titãs. Seus hits já fazem parte da história pessoal de várias pessoas. E para quem pensa que eles já são old school, as letras de canções como Polícia e Desordem nunca foram tão atuais. Dada a desordem desse nosso grande Barraco.
A Colorado Titãs foi criada para comemorar os 30 anos de carreira da banda. De estilo inglês, uma das influências do grupo, ela tem cascas de laranja na sua composição, para dar uma pegada tupiniquim. Seu aroma cítrico é intenso.
No sabor tome um gole, conte 1, 2… 3 e a laranja dá lugar ao torrado do malte mas sem amargar na boca. Ótima cerveja.
- Cerveja: Colorado Titãs (Colorado)
- Estilo: English Brown Ale
- Álcool: 5,5%
- Volume: 600 ml
- Harmoniza com: salmão grelhado, shiitake, lombo assado, queijo gouda, bolo de amêndoas.
Você pode encontrar a Colorado Titãs e outras Rock Beers na 7ª Avenida Empório de Cervejas em Santos.
Se interessou por cervejas artesanais? Clique aqui para conhecer o blog Lamparinada.
SOBRE O TITÃS
Um dos responsáveis pela “reforma” do Rock Brasileiro nos anos 80, o Titãs já somam mais de 30 anos de estrada com muitos sucessos e álbuns bem sucedidos. O primeiro álbum, Titãs, saiu em 1984 e trouxe um dos principais hits da história do grupo: Sonífera Ilha.
Além do sucesso nas rádios, a banda era presença garantida em vários programas de auditório. E conquistavam cada vez mais fãs, mesmo com o visual diferente com ternos coloridos e penteados exóticos.
Anos depois a banda retorna com outro sucesso, o disco Cabeça Dinossauro de 1986. O álbum continha as faixas Polícia, Igreja e Bichos Escrotos. Mais agressivo e “sujo”, boa parte das letras foram censuradas. Mas nem por isso, as canções deixavam de tocar na rádio.
No final dos anos 80 e começo dos anos 90, mesmo produzindo alguns hits como Flores e Pulso, o sucesso do grupo diminui. Discos com baixas vendagens e a saída de um dos seus principais compositores, Arnaldo Antunes, quase fizeram a banda encerrar a carreira.
O retorno aconteceu em 1997 com o Acústico MTV. Um show muito bem produzido e veiculado em uma das principais emissoras da época, o projeto atraiu novos fãs. E o sucesso de repetiu em Volume Dois, registro de uma nova apresentação em formato acústico.
Em 2001, o Titãs sobre a segunda baixa: o guitarrista Marcelo Fromer morre dias depois de ser atropelado enquanto fazia caminhada em São Paulo. Logo em seguida, em 2002, Nando Reis também deixa a banda.
A partir de então, a banda segue como um quinteto. Gravam os álbuns Como Estão Vocês? (2003) e MTV Ao Vivo (2005) e deles saíram os hits Enquanto Houver Sol e Vossa Excelência.
Após estrear o documentário A Vida Parece uma Festa (2009), o Titãs trabalha junto com o produtor Rick Bonadio e lança o disco Sacos Plásticos. E no ano seguinte, o baterista Charles Gavin sai da banda por motivos pessoais.
Entre saídas e “perdas”, a atual formação do Titãs conta com Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belotto e Mario Fabre. E está nos planos da banda lançar um novo álbum ainda no primeiro semestre de 2014.