O que você está procurando?

Agenda

Entrevista | Paralamas do Sucesso – “Santos está no marco zero de nossa carreira”

A partir desta sexta-feira (20), o rock toma conta da noite santista, com a abertura da 3ª edição do Santos Rock Festival. Durante dois dias, músicos veteranos sobem ao palco do Mendes Convention Center, na Vila Mathias, com sucessos conhecidos do grande público.

Uma das bandas veteranas que se apresenta no evento é o Paralamas do Sucesso, que vem com a turnê do último trabalho, o disco Sinais do Sim. Abrindo a noite de sábado (21), Herbert Vianna (vocal e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) mesclam músicas novas com hits, como Aonde quer que eu Vá, Meu Erro, Alagados, Cuide Bem do Seu Amor e Uma Brasileira.

Há 37 anos juntos e ganhadores de diversos prêmios, incluindo oito troféus do Grammy Latino, estar em Santos tem um sabor especial aos integrantes da banda. A cidade tem posição de destaque na história profissional do trio carioca.

Continua depois da publicidade

“O Paralamas tem uma relação sentimental com Santos. Foi aí que fizemos o primeiro show fora do Rio, em 1983. Tocamos na Heavy Metal, que era uma casa de renome, que dava espaço para bandas novas. Só depois é que começaram a surgir oportunidades em São Paulo. Santos está no marco zero de nossa carreira”.João Barone, baterista do Paralamas do Sucesso

Vital e sua moto

Na época, os meninos tinham acabado de lançar a música Vital e sua Moto, que faria parte do primeiro disco, Cinema Mudo. “Gravamos uma fita Demo com a música e levamos para a Rádio Fluminense e o pessoal gostou. Foi assim que começamos a tocar no Rio. Bem diferente de como é feito hoje”.

E o sucesso se consolidou na sequência, quando a banda tocou na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. “Paralamas subiu como um foguete e estamos aí até hoje. Tiramos muito proveito depois do festival, chegando a fazer dois shows por noite pelo Brasil afora, batendo até recorde de shows do Roberto Carlos”.

Com foco na agenda de shows, a banda se prepara para tocar pela quarta vez no Rock in Rio. “Estamos com uma demanda muito bacana de shows e a gente gosta muito de tocar. É o que deixa a gente rolando para não criar limo”, brinca.

Acústico, singles e vídeos nos planos

Depois do Rock in Rio, a procura por shows da banda costuma aumentar. E para atender essa demanda, estão estudando fazer um formato de show mais acústico, o que possibilitaria apresentações também em teatros.

Continua depois da publicidade

O último álbum, o 21º da carreira da banda, Sinais do Sim, foi lançado em 2017, depois de quase nove anos do disco de inéditas Brasil Afora.

“Fazia tempo que não produzíamos algo novo e estávamos com vontade de fazer. O problema é que não podemos cair no dilema dos artistas de carreiras com longevidade. Não dá para brigar com os sucessos pregressos”.

Ainda não está nos planos futuros da banda lançar um novo disco. “Talvez o Paralamas não se preocupe agora em gravar álbuns inteiros, mas lançar alguns singles”, avalia Barone.

Outra possibilidade para a banda é voltar a fazer videoclipes, que foram referência nos anos 1990 e 2000. “Tinham um apelo artístico interessante. Gostaria de voltar a desenvolvê-los”.

Continua depois da publicidade

Serviço

Os ingressos custam a partir de R$ 90,00 e estão sendo vendidos pelo site Ingresso na Net ou na bilheteria do Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206, Campo Grande).

Assinantes A Tribuna e um acompanhante têm 30% de desconto. Nesta sexta, os portões abrem às 20 horas e, sábado, às 19 horas.

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos