O que você está procurando?

Bombando no Foninho

Bombando no Foninho #16 – Jonathan Edwards, Tom Petty e Joni Mitchell

Hoje vamos assim, sem nenhum motivo ou tema em especial, apenas três músicas que andam embalando meus dias há um bom tempo. Em comum talvez o fato de serem três artistas ligados ao folk.

Por isso, liberte-se, solte o play e deixe-se levar por essa bela brisa.

Jonathan Edwards – Sunshine

Continua depois da publicidade

Sunshine é um folk do cantor Jonathan Edwards, que criticava a guerra do Vietnã. Curioso, é que essa música originalmente não iria ser lançada, até um engenheiro de som, acidentalmente, apagar a master de uma música chamada Please Find Me, perto do fim das sessões para o álbum. Por conta disso, Sunshine foi usada para preencher o buraco.

A música surpreendeu a todos e foi lançada como o primeiro single do álbum de estreia de Jonathan Edwards (autointitulado). Sunshine chegou ao 4º lugar nas paradas da Billboard, além de ter ganhado disco de ouro. Depois, ela foi regravada por Isley Brothers e por Paul Westerberg (The Replacements) para a trilha sonora do seriado Friends.

Tom Petty – I Won’t Back Down

Continua depois da publicidade

I Won’t Back Down é o primeiro single extraído do primeiro álbum solo do Tom Petty: Full Moon Fever (1989). A música que tem uma mensagem explicita sobre superação perante situações de dificuldades e opressão, foi gravada com a participação de George Harrison na guitarra.

Durante a sessão de gravação, Petty estava totalmente entupido por conta de uma sinusite, o que o impossibilitava de gravar os vocais. George Harrison foi até uma loja, comprou gengibre e fez o cantor inalar a raiz até que ela desobstruísse suas vias nasais e ele pudesse cantar.

O clipe conta com a participação de Ringo Starr na bateria. No entanto, ele não gravou a faixa em questão no álbum. Regravada por Johnny Cash, Pearl Jam, Reel Big Fish e Bon Jovi; I Won’t Back Down é um dos maiores hits de sua carreira.

Continua depois da publicidade

Joni Mitchell – Big Yellow Taxi

Lançada em 1970 no álbum Ladies of the Canyon, o terceiro de Joni Mitchell, essa música tem uma das melodias mais lindas que eu já ouvi em toda minha vida. Bob Dylan, Green Day, Jack Johnson e Counting Crows são apenas alguns dos nomes que regravaram essa faixa que versa sobre preocupação ambiental.

Sobre a composição, Joni disse na época: “Eu escrevi ‘Big Yellow Taxi’ na minha primeira viagem para o Havaí. Tomei um táxi para o hotel e quando eu acordei na manhã seguinte, abri as cortinas e vi estas belas montanhas verdes no horizonte. Então, eu olhei para baixo e vi um grande estacionamento, eles iam até aonde a vista pudesse alcançar, e isso partiu meu coração… uma praga no paraíso. Foi quando eu sentei e escrevi a música”.

Continua depois da publicidade

Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Oito anos depois de Jardim-Pomar (2016), seu oitavo trabalho de estúdio solo, Nando Reis anunciou o lançamento de um álbum triplo – Uma, Estrela...

Gringolândia

O Bon Jovi lançou a faixa Living Proof, seu mais novo single, que chegou acompanhado de um lyric video. Disponível pela Island Records, a...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos