E foi por andanças pela web que descobri esses três petardos de hoje. Na verdade, duas novidades e um reencontro bombástico. Ainda hoje, após tanto tempo flutuando por aí, é incrível a quantidade de coisas legais lançadas e que não temos acesso.
The Yo-Yo´s – Sunshine Girl
Essa banda britânica foi formada, em 1998, pelo ex-baixista do Wildhearts, Danny McCormack junto com o guitarrista Tom Spencer (The Lurkers). O som é um rock n´ roll levemente apunkalhado e descompromissado com nuances pop.
O primeiro disco dos caras, Uppers and Downers foi lançado, em 2000, pela Sub Pop. Sunshine Girl é uma das melhores de todo o álbum.
Five Alarm Fire – Back Home
Quando saiu do Social Distortion, em 2004, para se dedicar à família, o baixista John Maurer não imaginava que apenas quatro anos após essa difícil decisão, ele se voltaria à música e o estilo que tocou por quase 20 anos.
Maurer formou o Five Alarm Fire, de forma totalmente despretensiosa em 2008. O som é extremamente calcado no som da sua ex-banda e cantado pelo próprio.
Não encontrei nenhum registro oficial de lançamento da banda, a não ser uma página no Facebook com 500 e poucos likes e um Myspace abandonado, onde podemos escutar um EP com 5 músicas, incluindo um cover de Stir it Up, do Bob Marley and The Wailers.
The Cartels – I Miss You
Conheci essa banda canadense em 2000, na ocasião do lançamento do seu único disco (Kingpins).
Não me lembro como e nem porque, mas esse disco foi lançado no Brasil e o clipe dessa música rolava com uma certa frequência na MTV.
Achava a banda ótima. Uma mistura de Social Distortion com Rancid e o disco inteiro é acima da média.
Curiosamente, essa banda desapareceu do mapa e nunca mais ouvi falar de nada relacionado ao som deles.
Nunca mais, até fazer essa pesquisa de hoje e descobrir que a banda realmente acabou mesmo em 2000. No entanto, Brian Bresset (guitarra e vocals), David Troutman (bateria) e Greg Laikin (baixista e vocals) se juntaram a um guitarrista conhecido como Pinto(!) e um vocalista chamado Mik Ireland e formaram uma banda de glam rock punk poser chamada Crystal Pistol, que lançou um disco, em 2005. Inclusive é muito mais fácil encontrar coisas dessa banda do que do Cartels. Uma pena.