Hunky Dory, o quarto álbum da carreira de David Bowie, completa 45 anos de lançamento esse ano. Considerado por muitos como o seu melhor trabalho, esse disco foi produzido pelo próprio cantor em parceria com Ken Scott, que já havia trabalhado com os Beatles e o Pink Floyd. Destaquei três músicas emblemáticas desse álbum de 1971.
Uma das músicas mais lindas já composta por David Bowie, Life on Mars foi relançada com uma nova edição de vídeo e mixagem, onde saem as guitarras e bateria. E sobram apenas o arranjo de cordas, piano e voz. Essa versão fará parte da coletânea Legacy, que será lançada no dia 11 de novembro.
Com Changes, Bowie anunciava que mudanças estavam a caminho. Para vocês terem uma ideia, o disco Ziggy Stardust and The Spiders from Mars (1972) começou a ser gravado durante o lançamento de Hunky Dory.
Quase um Cabaré Rock, Changes pode ser interpretada como seu manifesto camaleônico. O guitarrista Mick Ronson ficou responsável pelo arranjo de cordas e o Mellotron, enquanto Rick Wakeman, do Yes, tocou o piano.
https://www.youtube.com/watch?v=70hUwyuFItM
Queen Bitch é uma homenagem de Bowie ao Velvet Underground e em especial, Lou Reed. Tem todo um jeitão Glam Rock, que de certa forma já preparava o caminho para o seu próximo álbum. Bowie cita também, Three Steps to Heaven de Eddie Cochran, como influência para a construção dessa composição.
Essas são apenas três highlights que eu pincelei do disco, que com certeza, tem muito mais a oferecer do que apenas esses hits.