Ao que tudo indica, o bom e velho punk rock continua influenciando, de uma forma positiva e criativa, a música contemporânea da Inglaterra.Essa é uma tende ncia tão forte que até o fenômeno boy band One Direction regravou One way or another, do Blondie, em um mash up com Teenage Kicks, do The Undertones (a propósito, Harry Styles é o meu One Direction favorito). Deixando o “pop descartável”de lado, vamos as dicas da semana.
Rat Boy – Fake ID
Multi-instrumentista, fã declarado de The Clash e sendo comparado aos Beastie Boys, esse moleque de 21 anos está em sua segunda mixtape e fazendo bastante barulho na Inglaterra. Ele venceu a categoria Best New Artist deste ano, na premiação da revista NME.
Slaves – The Hunter
Esse duo inglês mistura música punk com elementos eletrônicos e mesmo assim consegue soar, de certa forma, comercial o suficiente a ponto de figurar em oitavo lugar no UK Albums Charts, em junho de 2015.
Sleaford Mods – Tied Up In Nottz
Essa dupla formada em Nottingham (Inglaterra) em 2007, com sua mistura de punk, mod e rap já tem em seu currículo: uma discussão pela mídia (via revista NME) com Noel Gallagher, participou do último disco do Prodigy, The Day is my enemy, lançado ano passado, e também participou do festival Glastonbury.
Eles descrevem o próprio som como algo do tipo “protesto em forma de vômito eletrônico minimalista punk hop direcionado para a classe trabalhadora”. Ouça e tire as suas próprias conclusões.