Tenho poucas lembranças da minha infância nos tão superestimados anos 1980. Lembro de ouvir no rádio o Santos ganhando o Campeonato Paulista de 1984, com gol do Serginho Chulapa, lembro de uma camiseta vermelha do Rock in Rio, Diretas Já e também de Michael Jackson (me fazendo borrar as calças) no vídeo de Thriller. Minha mãe me contou que eu tentava dançar como ele, mas graças a falta de recursos e smartphones, não temos imagens que comprovem tamanho mico.
De qualquer forma, dia desses me bateu uma saudade do “Rei do Pop” e resolvi ir atrás de dar aquela dissecada na sua discografia e para minha surpresa, fiquei de queixo caído. Desde o inicio, no fim dos anos 1960, com o Jackson 5 até o fantástico Dangerous, de 1991, é impressionante a quantidade de músicas fantásticas no repertório. Brincando, e sem fazer esforço, consegui compilar 40 músicas em uma playlist que não para de bombar no meu foninho e dela separei três momentos onde Michael foi sublime.
Sempre bom lembrar que Michael iniciou a sua carreira quando ainda era uma criança, passou pela adolescência e chegou a vida adulta, incólume às mudanças de voz, se adaptando com maestria a todas as mudanças e sem o auxílio de afinadores de voz.
The Jackson 5 – The love you Save (1970)
Michael Jackson – Happy (1973)
Michael Jackson – Dirty Diana (1987)