Muita gente diz que o punk rock nasceu com os Stooges, outros dizem que veio do New York Dolls e tem quem prefira atribuir a paternidade do som aos Ramones. Na minha humilde opinião, tudo começou bem antes, lá nos longínquos anos 1960, com as bandas de garage rock, também conhecidas como ’60s punk. Dessa leva tivemos bandas como The Kingsmen, The Sonics e os peruanos Los Saicos.
Com uma sonoridade suja, carregada de fuzz nas guitarras, até hoje ainda existem bandas que baseiam seu som nessa sonoridade vintage e dançante. Destaquei três musicas de artistas que ainda mantem acesa a chama do rock garageiro.
Samantha Fish – Chills & Fever
A americana Samantha Fish está na ativa desde 2009 e acabou de lançar o álbum Chills & Fever, que contou com a participação de integrantes da banda The Detroit Cobras.
O disco novo abraça mais essa sonoridade garageira e abandona um pouco o blues que a cantora estava habituada a fazer. Escolhi a canção que dá nome ao disco, onde Samantha tem uma interpretação que lembra Amy Winehouse.
The Detroit Cobras – Hey Sah-Lo-Ney (retitled Hey Sailor)
Essa música faz parte do disco Life, Love and Leaving, de 2001, e foi composta por Mickey Lee Lane, compositor americano que trabalhou com Neil Sedaka e Bill Halley.
Como intérprete, Mickey Lee lançou apenas dois singles no inicio dos anos 1960. A versão do Detroit Cobras acrescenta uma boa dose de energia extra e só comprova o poder dessa contagiante canção.
The Dirtbombs – Jump and Shout
O Dirtbombs é outra banda americana, de Detroit, e que trouxe uma releitura mais dançante e menos dura ao garage rock. Algo como Stooges encontra com The Monkeys e resolvem fazer um som grooveado. Essa música é do ultimo disco dos caras, Ooey Gooey Chewy Ka-blooey!, de 2013. Quase uma ode ao bubble gum.