Ícone do site Blog n'Roll

Carnaval de Ouro Preto (MG) inspira novo videoclipe da banda Seu Juvenal: “Cariá”

Seu Juvenal: Cariá

“Para celebrar a vida, é preciso espantar tudo que há de ruim”. Esse é o espírito do novo videoclipe da banda Seu Juvenal: Cariá. A obra retrata uma fração do carnaval de Ouro Preto (MG) enquanto homenageia o bloco “Zé Pereira dos Lacaios”, tido como o mais antigo do Brasil. 

SEU JUVENAL - CARIÁ (Videoclipe Oficial)

Isso porque o título da canção é homônimo ao personagem abre-alas do bloco. Cariá é uma figura que representa uma espécie de demônio, que espanta tudo o que há de negativo em prol da festividade, do amor e da alegria. Não à toa, a banda contracena com o personagem ao decorrer de todo o vídeo. 

O videoclipe é uma realização da produtora Goblin Filmes e tem direção de Lucas Hell e Pedro Vasseur. No audiovisual, Cariá é vivido pelo percussionista Kastora dos Anjos. 

O guitarrista Edson Zacca destaca o teor paradoxal do Cariá e traça um paralelo com o atual momento político brasileiro. 

Publicidade

“Ouro Preto é uma cidade cristã e tradicional. Apesar disso, o Cariá, que é um demônio, é um símbolo local em relação ao amor e à alegria. Esse personagem fica ainda mais relevante – e filosoficamente instigante – tendo em vista que o nosso país atualmente é dominado por falsos bons exemplos. São homens engravatados que se vendem como bons religiosos enquanto fazem maldades por debaixo dos panos”, frisou. 

O lançamento em questão antecipa o quinto disco de estúdio da Seu Juvenal, também intitulado Cariá. Anteriormente, a banda lançou os álbuns Guitarra de Pau Seco (2004), Caixa Preta (2008), Rock Errado (2015) e Brincando Com Ódio (2020), todos construídos ao redor de uma espécie de experimentalismo que vislumbra o pop, mas faz questão de atravessar o punk e o rock alternativo. 

Ainda de acordo com o guitarrista, o single Cariá imprime a mesma característica.  É um trabalho mais maduro. “Com o tempo, aprendemos a lidar com a estranheza inicial do público. Vejo que essa música, assim como o seu próprio videoclipe, realça a nossa sonoridade e experimenta com determinada consciência pop”.

A banda Seu Juvenal está em atividade desde 1997, sendo oriunda de Uberaba, Minas Gerais. Desde 2007, no entanto, é radicada no município de Ouro Preto, localizado no mesmo estado. Além de Edson Zacca, o grupo é constituído pelos músicos Renato Zaca (bateria), Fabino Minimim (baixo) e Bruno Bastos (voz).

Publicidade

Sair da versão mobile