Nossas redes

O que você está procurando ?

BR

No lockdown de Londres, Madre Sun lança EP de estreia

O rock respira e vibra na Inglaterra com a Madre Sun, sob a batuta de três brasileiros e um britânico. Formada pelos irmãos Eduardo e Matt Cavina, junto com o baterista paulistano Flip Stipp e o guitarrista Tyson Schenker, a banda lançou o EP The Speed Of Light, regado do mais puro, explosivo e pulsante hard rock.

Transição Cavina para Madre Sun

Foi durante a audição na BBC Studios para o aniversário de 50 anos do White Album, dos Beatles, que Eduardo e Matt tomaram uma decisão.

Após uma pergunta de um jornalista à Giles Martin, filho do lendário George Martin, os irmãos resolveram tomar um novo rumo.

Publicidade

“Os Beatles não têm um som rotulado. Só queriam fazer música”, respondeu Giles. A resposta foi o embrião de uma ideia e nova fase para os músicos que, até o momento, se apresentavam com o Cavina, que tinha uma sonoridade mais pesada, voltada ao thrash metal.

Imediatamente, foi tomada a decisão de fazer música. Logo na mesma semana que o grupo fazia o último show, “o melhor do Cavina”, como relembra o guitarrista Matt Cavina, Tyson entrou para o que se tornaria o Madre Sun.

Assim, o grupo começou a crescer e fluir naturalmente nas composições. A química é tão forte que é possível notar desde a primeira faixa do EP, Black River e na faixa-título.

Diferenças culturais

O rock tem um alto consumo na Inglaterra, país berço de bandas como Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin e Black Sabbath. Segundo Matt, “com o Cavina, as pessoas sabiam que somos brasileiros. Logo, o lugar lotava e tínhamos um respeito. Assim, acabamos trazendo para a Inglaterra um influência de música americana, de bandas sulistas, que é o que as pessoas consomem no Brasil. Trouxemos até viola caipira! Houve um intercâmbio cultural muito grande. Do mesmo modo que eles nos afetam, nós os afetamos também”.

Publicidade

A influência foi sentida até em Tyson: “brasileiro tem aquele jeito aberto, abraça, tá do lado. O Tyson é britânico, todo durão. Mas, ele já mudou bastante”.

The Speed Of Light

O grupo nasceu em dezembro de 2018, já seguindo para ensaios e shows no ano seguinte. Logo, o processo de experimentação de músicas era visto na cara da platéia, como um modo de teste. Assim, cinco foram escolhidas para fazer parte do trabalho.

“Foram shows legais e grandes, para Londres. Assim, fomos para um estúdio em Cambridge e decidimos fazer ao vivo”. Em cinco dias The Speed Of Light estava feito. “Inicialmente, gravamos o baixo, guitarra e bateria. O momento mais marcante foi na sala técnica. O produtor colocou eu e meu irmão um na frente do outro. A energia que rolou, pegou. Matamos a maioria das músicas em um take só. Contudo, o mais interessante foi Tyson criando os solos e arranjos ali na hora”.

Pandemia

Em tempos de caos, o grupo encontrou um modo de tirar proveito para a divulgação de lançamento de The Speed Of Light.

Publicidade

“Estávamos recebendo propostas de gravadora e do Sesc para fazer uma turnê. Fui para o Brasil para uma entrevista com o Gastão. Tudo corria bem. Mas veio a pandemia”, explica Matt.

Assim, tirando o lado positivo do lockdown londrino, o grupo ficou em suas respectivas casas, compondo.

“Logo que terminamos as gravações, iniciou o lockdown. Em seguida, começou o easy-lockdown. Eu ia a pé até a casa do meu irmão e começamos a gravar um novo material”, conta Matt.

“As situações casaram. Todo mundo estava em casa vento TV e na internet. E logo lançamos o primeiro single, Trick Up The Sleeve, assim apresentando a banda nesse período tétrico”.Matt Cavina, guitarrista e backing vocal do Madre Sun

Vida em Pandemia

A Inglaterra dá o suporte necessário para que as pessoas possam sobreviver em tempos de pandemia. Alguns locais já estão reabrindo. Contudo, para a banda, “definitivamente, não sabemos se vamos fazer shows agora que há locais abrindo. Prezamos pela segurança de todos, apesar de percebemos que há pessoas na rua não se importando”.

Publicidade

Matt ainda comenta o estilo de vida na Inglaterra, “temos que dar nossos pulos, porque a vida aqui é cara. Há a ajuda de auxílios, mas zero perspectivas para shows”.

Apesar de tudo, “está fluindo bem com as vendas dos discos e EPs. Estamos conseguindo construir uma coisa que sempre queríamos: levar a música para os outros neste momento difícil. E estamos tendo um feedback grande”.

Planos futuros

Em três meses de lockdown, a produtividade fluía, e o grupo já estava com material para três álbuns. “Está vindo muita coisa boa. Então, para nós, foi bom para poder compôr, gravar demos e planejar o futuro da banda”, comenta o guitarrista.

Sobre o próximo passo, Matt explica, “O EP está aí para apresentar o que vai vir. Já temos parceiros e pessoas interessadas. Se a situação permitir, nosso plano é gravar um álbum completo. Vamos fazer no mesmo molde: orgânico e natural”.

Publicidade

Além disso, o grupo está para lançar um novo clipe. Entregando motivação, positividade e música boa, contará com imagens de fãs do Brasil, Japão, Austrália, Itália, Bélgica, México e outros países. Além disso, a banda também aparece no mesmo estilo que os fãs”. “É muito legal. No vídeo tem um menino pequeno com o EP nas mãos. Sinceridade de criança é pesada. Se o garotinho curtiu, é porque estamos no caminho certo”.

Para acompanhar a banda no Youtube, clique aqui.

Madre Sun anuncia EP de estreia 'The Speed Of Light'

Publicidade

Posts relacionados

Gringolândia

Um final de 2023 espetacular preparou o cenário para a superstar sul-africana Tyla consolidar firmemente seu estrelato em 2024. O álbum de estreia, autointitulado,...

Gringolândia

Guitarrista original do Kiss, Ace Frehley lançou o álbum 10,000 Volts, o primeiro desde Origins Vol. 2, divulgado em 2020. O trabalho conta com...

Gringolândia

Prestes a iniciar a turnê pelo Brasil, abrindo os shows de Slash, a banda de hard rock de Las Vegas Velvet Chains mergulha nas...

BR

Lançado em 2001, o álbum Cachorro Grande, estreia da banda homônima, até hoje é um dos grandes sucessos do grupo. Já clássico, ele foi...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos