CLÁUDIO AZEVEDO
“Velho: tudo que o tempo tornou antigo e envolveu em mistério”. É sob esse epíteto peculiar que esse interessante quarteto nos apresenta Decrepitude e Sabedoria, seu primeiro “full-length” após uma série de EPs e splits. O eterno Rio de Janeiro, palco de sangue e glórias, mais uma vez brinda as almas sofredoras com um excelente produto do metal negro.
A música do grupo é crua, dura, sem muito espaço para malabarismos excessivos, é porrada atrás de porrada. Com clima fúnebre e cantado em português, o que reforça ainda mais a originalidade da banda. Aliás, vem crescendo o número de artistas cantando em nossa língua natal, algo impensável anos atrás. A temática é aquela que conhecemos, letras densas versando sobre ocultismo, escuridão, rituais e tudo que encanta quem ousa lidar com o lado obscuro.
Vale destacar a produção “old school” do álbum, bem adequada à proposta do conjunto. Influências do raw black metal são inegáveis, então prepare-se para ouvir algo de Bathory, Venom, Morbid (da Suécia) além dos imortais Hellhammer/Celtic Frost. Com a diferença que os versos satânicos são todos vociferados no idioma de Camões. Destaque para Satã, Apareça! e sua infernal letra, Martelo da Fúria, que possui riffs que lembram vagamente Discharge (algo que também ocorre com bandas como Impaled Nazarene) e a Nova Onda Ocultista, com clima nostálgico. As músicas são basicamente curtas, e o álbum totaliza apenas 24 minutos de duração. Mais um ponto que casou perfeitamente com a estética geral do quarteto. Ou seja, é daqueles trabalhos que nos fazem imediatamente repetir a audição, pois passou muito rápido. Indicado aos fãs do antigo black metal. Muito bom!
Decrepitude e Sabedoria
Ano de lançamento: 2015
Gravadora: Mutilation Records
Faixas:
1. Martelo da Fúria
2. A Nova Onda Ocultista
3. Cadáveres e Arte
4. Capela Negra, Círculo de Fogo
5. Satã, Apareça!
6. Funeral Mágiko
7. Sob o Maldito Verão do Sul
8. Total Escuridão
Formação:
Caronte – voz e guitarra
Henrique – guitarra
R. Lopes – baixo
Splatter – bateria
http://www.facebook.com/velhoblackmetal