Quem acompanha o cenário nacional com certeza bateu cabeça com Mechanical Healing (2017), debute dos paulistanos do Darchitect, que trazia uma original mistura de thrash/death com stoner.
Quatro anos depois, eis que surge The Visiting, segundo álbum do hoje quarteto formado por Alex Marras (guitarra e voz), Gabriel Gifoli (bateria), Lucas Coca (voz) e Andre Silva (baixo). E o segundo ato vem para confirmar o Darchitect como um dos destaques do metal brazuca.
O estilo base continua sendo o thrash/death metal, com os guturais fortes e riffs pesados. Mas The Visiting possui uma janela de variedades, sempre surpreendendo o ouvinte em cada faixa.
Após a curta intro, Flight of The Vulture chega despejando velocidade e riffs fortes, perfeita para a abertura. Hidden Voices inicia com um breve solo de bateria para logo descambar para riffs cadenciados e vozes limpas, tudo isso para chegar a um belíssimo solo de guitarra na melhor linha stoner, um dos melhores momentos do álbum.
A abertura de The Lighthouse parece ter saído de algum álbum do Black Sabbath da década de 70, com o mesmo andamento doom metal. Após uma acelerada, a faixa alterna dedilhados suaves de guitarra com partes de pura pancadaria death, e somos mais uma vez surpreendidos por outro inspirado solo de guitarra stoner.
Assim caminha o som do Darchitect, nunca se prendendo a um determinado gênero, e sim acenando para toda a gama de influências que se abatem sobre os músicos, e isso inclui Black Sabbath, Sepultura, Benediction e Pantera.
Darchitect pesado
O álbum não é de fácil assimilação, talvez exija várias ouvidas para absorvermos todo o seu amplo espectro musical. O ouvinte que fizer isso terá boas recompensas, pois mais faixas interessantes encontramos pela frente, como a quase balada Shelter in The Labyrinth, a pesada Behold Me As I Fall (que conta com um interlúdio atmosférico em seu meio, ao estilo prog anos 70), e a poderosa faixa-título, que pode ser encarada como um cartão de visitas do Darchitect, reunindo todas as características da banda, além de contar com mais um soberbo solo de guitarra.
Thrash, death, stoner, prog metal….não importa o rótulo, o Darchitect é formado por ótimos músicos que parecem curtir a arte de criar, de deixar fluir a sua veia musical. Esse é, sem dúvida, o grande mérito da banda. Recomendado.
The Visiting
Ano de Lançamento: 2021
Gravadora: Die Hard Records
Gênero: Thrash Metal/Death Metal/Stoner Metal/Prog metal
Faixas:
1-As The Wind Blows
2-Flight Of The Vulture
3-Hidden Voices
4-The Lighthouse
5-Evanescing Hopes
6-Shelter In The Labyrinth
7-Mirrors of Illusion
8-Behold Me As I Fall
9-Hunger of The Void
10-Adrift
11-The Visiting
12-I Am The Sea