A prancha e a guitarra. Ou seria a guitarra e a prancha?

A prancha e a guitarra. Ou seria a guitarra e a prancha?

ALDO FAZIOLI

A década de 1960 só estava começando quando na Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos, “fervia” a cultura do surf. Em meio a esse panorama os jovens até então embalados musicalmente por vários gêneros, buscaram algo diferente que pudesse representá-los com mais propriedade o espirito da ensolarada Califórnia.

Transcendendo o lado esportivo e recreativo começaram a “invadir” o espaço musical na busca de sua identidade, do seu próprio estilo. Foi nesse cenário que surgiu, deslizando sobre as ondas das praias californianas, o surf music.

Embora os primeiros acordes tenham sido tocados no pequeno condado de Orange (entre Los Angeles e San Diego), foi nas cidades praianas que o surf music se espalhou. Entre as principais praias estão Huntington Beach – homenageada em 1994 com o título de Surf City, Long Beach, Newport Beach e Venice Beach.

Localizada à noroeste de Los Angeles, Malibu Beach também foi fundamental na divulgação da surf music, é conhecida como templo sagrado do surf, suas praias foram o palco para a gravação de muitos filmes que tinham o surf como tema. Malibu também ficou mundialmente conhecida com a série de TV S.O.S Malibu (1989-2001), muitos devem se lembrar.

No início a surf music era apenas instrumental influenciada pelos riffs de Chuck Berry. Com a introdução dos reverberadores nas guitarras elétricas, os músicos criaram um efeito diferente e único chamado fuzzy sound, que virou a marca inconfundível.

Depois, vieram as baladas e músicas dançantes, desta vez com vocais, harmonias elaboradas e musicas com letras otimistas que exaltavam as praias, o sol, o verão, as garotas de biquíni, os surfistas, além claro, as pranchas e de seus carrões conversíveis e “envenenados”.

O precursor da surf music instrumental foi sem dúvida o surfista e guitarrista Dick Dale, ele se autointitulou “o rei da guitarra surf”. A partir de 1957, com sua banda Del-Tones, criou o estilo clássico de tocar guitarra dessa vertente.

https://www.youtube.com/watch?v=9vC99-mqOcQ

Em 1962, Dale lançou a música Misirlou, maior sucesso do surf music instrumental, faixa esta que entrou na trilha sonora do filme Pulp Fiction, lançado em 1994.

Os guitarristas Duanne Eddy, Link Ray, a banda The Ventures e o grupo inglês The Shadows também foram fundamentais na difusão da surf music instrumental.

Composta pelos irmãos Carl, Dennis e Brian Wilson, pelo primo Mike Love e o amigo Al Jardine, a banda californiana The Beach Boys foi a mais completa e famosa da surf musical vocal. Formada em 1961, teve seu primeiro hit em 1962 com a música Surfing Safari. Muitos outros hits vieram na sequência e o sucesso da banda ultrapassou as fronteiras da Califórnia e se espalhou por todo território norte-americano e depois pelo resto do mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=7cOuo4yoImE

A dupla Jan e Dean também emplacou vários hits, mas não alcançou o mesmo brilho e a fama que a banda dos irmãos Wilson. Bandas como The Tornados, The Safaris, The Trashman, The Challenger, The Four Seasons também são sempre lembradas quando o tema é a surf music.

https://www.youtube.com/watch?v=WPDvsLSnUGc

Aqui no Brasil a surf music teve seus seguidores. Chamados de “conjunto”, os grupos mais famosos que surfaram nessa onda musical foram The Jordans, The Clevers e The Jet Blacks, que posteriormente vieram a se apresentar e acompanhar os artistas no programa Jovem Guarda.

Por ter vivido seu auge apenas durante a primeira metade dos anos 1960, muitos acham que a surf music durou pouco. No entanto, sua influência permanece viva até hoje.

Abaixo, filmes que retrataram aquele período:
Surf Party
Beach Party
Ride The Wild Surf

Rock Abraço
Aldo Fazioli