Nossas redes

O que você está procurando ?

Canto do Historiador - Aldo Fazioli

Canto do Historiador #25 – A polêmica e o peso do heavy metal

Foram inúmeras as ocasiões em que nos valemos deste espaço para tratarmos da vasta galeria musical que enriqueceu toda a geração da década de 1960.

No nosso artigo anterior tivemos a oportunidade de escrever sobre o surgimento do hard rock, onde foi mencionado as controvérsias relacionadas à sua mais expressiva vertente, o heavy metal.

Esse tema realmente foi sempre polêmico e provoca eternos debates entre fãs e especialistas do rock. A matéria está frequentemente presente nas publicações de livros e revistas especializadas, onde é clara a tentativa de esclarecer suas diferenças e semelhanças.

Publicidade

Sem necessidade de batismo

Contudo, antes de seguir, seria interessante abrir um parênteses para salientar que os músicos (ou bandas) ao desenvolverem seus arranjos, não o fazem com a finalidade de criar um novo gênero do rock, nem mesmo dar um nome de batismo.

A evolução do seu trabalho surge naturalmente com o propósito de conceber algo inovador e que expressa a sua arte.

É a relevância e a característica de sua obra que vão determinar sua classificação no âmbito da extensa variedade de estilos de música. Porém, isso é algo que normalmente acontece num segundo momento.

Bem, voltando ao tema… O heavy metal apesar de conservar as características do hard rock evoluiu. E entre o final dos anos 1960 e início da década de 1970 prosperou, principalmente na Grã Bretanha e depois na América do Norte.

Publicidade

Aqui, como na maioria das literaturas do gênero, o heavy metal figura como uma derivação do hard rock. No entanto, ele se aprimorou e desenvolveu seu próprio som. Um som mais pesado e poderoso.

A guitarra com seus amplificadores super potentes produziam distorções e volumes cada vez mais altos e com riffs sofisticados tirados com técnica apurada e muita velocidade.

Temáticas do metal

As temáticas de suas letras falavam de lendas mitológicas, clássicos literários, bruxaria e temas macabros, abordando também o ocultismo, o miticismo e até mesmo o satanismo. Tudo envolvido por um clima teatralizado com uma sonoridade fúnebre e assustadora.

Com todo esse arsenal, somados a muitos decibéis e cenários super produzidos, as apresentações ao vivo eram apoteóticas e tornaram-se marca registrada do heavy metal. Transformaram num dos mais importantes e cultuados estilos de rock, a ponto de ter seu próprio brilho, independentemente do hard rock. O que em certa medida gerou e ainda gera toda essa polêmica.

Publicidade

Ao longo do tempo, o heavy metal também teve suas fases e seus sub gêneros, cada um com suas particularidades. Surgiram o thrash metal, death metal, glam metal, metal progressivo, metalcore, metal melódico, speed metal e outros menos importantes.

Muitas bandas passaram tanto pelo hard rock como pelo heavy metal em seus diversos segmentos. Entretanto, um grande número de novas bandas foram se formando mundo afora.

Grandes referências do heavy metal

Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Uriah Heep, Ufo, Blue Oyster Cult, Van Halen, Alice Cooper, AC/DC e Def Lepperd. Igualmente importante são Iron Maiden, Judas Priest, Motorhead e Saxon. Ademais, o famoso Big Four, composto pelo Metallica, Megadeth, Slayer e Antrax, além da brasileira Sepultura, também são memoráveis.

Para concluir, gostaria de transcrever um trecho do texto do jornalista Paulo Ricardo Medeiros, vocalista do RPM. Ademais, o material foi escrito para a publicação Rock, A Música do Século XX, nos anos 1980.

Publicidade

“Heavy metal é isso! Todas as energias boas e más que rondavam o planeta na época de seu nascimento, transformadas em alta voltagem e revertidas em som. Ou barulho. Tanto faz. Mais de qualquer outro, o heavy metal está ligado à loucura tecnológica de seu tempo, benção ou maldição…” “Ou cada era tem a trilha sonora que merece”.

Rock Abraço,

Aldo Fazioli

Curiosidades do metal

1. O guia Allmusic afirma que de todos os formatos do rock, o heavy metal é a forma mais extrema. Igualmente em termos de volume e teatralidade.

Publicidade

2. Foi no clássico Born to Be Wild, da Steppenwolf, que surgiu pela primeira vez o termo heavy metal. “Heavy Metal Thunder” (O trovão do metal pesado).

3. Pode ser que eles sejam mundialmente famosos, mas quatro macacos barulhentos não podem usar o nome de uma família – Frau Eva Von Zeppelin.

Fonte: Rock: A Música do Século XX

Publicidade

Posts relacionados

TV e Cinema

Co-criador de Tartarugas Ninja, Kevin Eastman, rasgou elogios ao desenhista e roteirista gaúcho Mateus Santolouco, um dos principais artistas da atual série de quadrinhos...

Blog n' Roll na AT - Lucas Krempel

Do espanto à tristeza, a morte de Eddie Van Halen, terça-feira passada, mexeu com uma geração de fãs do rock. Vi a banda em...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos