Connect with us

Hi, what are you looking for?

Canto do Historiador - Aldo Fazioli

Woodstock 50 anos #02 – O anúncio no jornal que deu início ao sonho

Dando sequência ao especial de 50 anos de Woodstock, o nosso historiador do rock, Aldo Fazioli, relembra como surgiu o festival. Além disso, conta quem eram os sócios por trás desse momento marcante na história da música.

Tudo começou quando quatro jovens, dois deles com muito dinheiro colocaram um anúncio no jornal com o objetivo de encontrar negócios interessantes para diversificar seus investimentos. Os outros dois, ligados ao mundo da música, tinham muitas ideias e procuraram os donos do anúncio para um encontro.

Inicialmente eles decidiram pela construção de um empreendimento que abrigaria um hotel com estúdios de gravação para astros do rock. A única condição era que fosse afastado dos grandes centros. A ideia evoluiu e com o intuito de arrecadar fundos e divulgar seus objetivos, eles resolveram começar as atividades com uma feira de artes e música ao ar livre.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Depois de tudo acertado, saíram em busca do lugar apropriado para a execução do evento e acabaram por escolher Woodstock, na cidade de Wallkill, próximo de Nova York.

Woodstock era um tradicional vilarejo boêmio frequentado por intelectuais, artistas e escritores, desde o fim do século 19. Seu nome foi sugerido e utilizado para batizar a empresa que cuidaria dos negócios da sociedade: a Woodstock Ventures Inc.

Os sócios da Woodstock Venture Inc

Michael Lang era promotor de eventos, empresário de banda, além de trabalhar com elementos da contracultura. Anteriormente, já havia produzido o Miami Pop Festival para cerca de 40 mil pessoas. Apesar de ter apenas 26 anos foi o grande idealizador do festival.

https://www.youtube.com/watch?v=6I7oorw0qOw

Artie Kornfeld, além de músico, era produtor musical. Também muito jovem chegou a ser vice-presidente de uma gravadora, o que lhe possibilitou ter contatos com muitas bandas. Ele foi fundamental para o processo comercial e executivo do festival.

Advertisement. Scroll to continue reading.

John P. Robert e Joel Rosenman, herdeiros de famílias ricas, tinham muito dinheiro, mas não tinham ideia do que queriam. Se conheceram em 1966 e dois anos depois, afim de receber ideias novas para seus investimentos, colocaram o anúncio no jornal.

Isso acabou sendo o estopim para que Woodstock acontecesse. Eles entraram com todo o capital e bancaram seus custos desde o início.


Advertisement. Scroll to continue reading.

Posts relacionados

Gringolândia

O Black Sabbath celebra neste ano o 50º aniversário do icônico disco Paranoid. Ademais, para marcar esta data, a banda lançou uma edição especial...

Geral

O Creedence Clearwater Revival foi responsável por uma das performances mais icônicas do Woodstock. Realizada há 50 anos, a apresentação finalmente foi lançada. Live...

Canto do Historiador - Aldo Fazioli

Advertisement

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos