Disqueria #12 – Twin Fantasy: A reinvenção do Car Seat Headrest

CARLOS DA HORA

Primeiro Disqueria de 2019, mas ainda com um pé no ano passado, pois vou falar um pouquinho sobre uns dos melhores lançamentos de 2018, que foi a regravação e reedição do Twin Fantasy sexto álbum de estúdio da banda de indie rock Car Seat Headrest.

Quando digo que o álbum foi regravado, as pessoas já imaginam que não mudou quase nada de uma produção para outra e que a banda só fez isso para poder impulsionar vendas já que estavam sem criatividade para colocar algo novo no mercado. Mas quando você escutar as duas versões do Twin Fantasy você mesmo verá a diferença gigantesca que separam os trabalhos, mesmo com letras e canções iguais.

Primeiro de tudo são os momentos distintos que a banda vivia em cada um dos lançamentos, em 2011, ano que o primeiro Twin Fantasy foi finalizado, o grupo liderado por Will Toledo apostavam bastante nas músicas com uma pegada lo-fi, gênero bastante utilizado na época. Já no ano passado, a banda apostou em regravar o álbum com uma pegada mais indie, que caracteriza a banda de uns anos pra cá.

Ter a maturidade para reconhecer que talvez um disco lançado a 7 anos pode soar melhor se regravado nos tempos atuais é uma tarefa bem complicada, mas a banda abraçou muito bem a ideia.

Mas não é só a história que faz a regravação ser um dos melhores (se não o melhor) lançamento no cenário indie. O “novo” Twin Fantasy é realmente muito bom de se escutar, com uma vulnerabilidade já conhecida de Toledo escondida em ruídos que muitas vezes parecem desnecessários, mas que com o tempo aprendemos a admirar.

Músicas como Cute ThingBodys High To Death merecem atenção nesta segunda versão do Twin Fantasy justamente por mostrar uma canção muito diferente da original, só que ainda mantendo os acertos do disco de 7 anos atrás.

Tanto o Twin Fantasy original, como o regravado foram discos muito presentes na minha playlist do dia a dia, justamente porque além de admirar bastante o som da banda, eu tentava achar semelhanças e diferenças entre as duas versões. Vale a pena conferir.

Vou deixar aqui embaixo os dois álbuns, escute, e me diga se curtiu a repaginada por parte da banda.

TWIN FANTASY (MIRROR TO MIRROR) – 2011

TWIN FANTASY (FACE TO FACE) – 2018