O que você está procurando?

ArmyHelpThePlanet
ArmyHelpThePlanet

BR

#ArmyHelpThePlanet ajuda a combater incêndios no Pantanal

Quando encontramos com fã clubes ou fandoms, percebemos o quanto um determinado artista ou banda provoca mudanças positivas por meio de sua música. No caso dos fãs de BTS, a conexão com seus ídolos fez com que formassem um grupo que desenvolve projetos sociais, o Army Help The Planet.

Por meio da hashtag, os membros do Army se encontram e compartilham causas e ações sociais. No Brasil, uma equipe de 70 pessoas de diferentes estados se formou para atuar ativamente na causa ambiental. O projeto conta com equipe técnica, liderança rotativa e um sistema de organização capaz de alcançar metas impressionantes.

O resultado mais recente veio da ação #ArmyHelpThePantanal. O objetivo da campanha era arrecadar fundos para combater os incêndios no Pantanal, em parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que atua desde 2002 na proteção e conservação do Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Continua depois da publicidade

Com valor inicial de R$ 20.000,00, o projeto já arrecadou o dobro da meta e caminha para triplicar os resultados. O dinheiro será designado para áreas atingidas, custeando apoio logístico no combate aos incêndios. As queimadas na região já acontecem há dois meses, afetando irremediavelmente a fauna e flora locais.

O Blog n’ Roll conversou com uma das líderes da Equipe Army Help The Planet no Brasil, que fala pelo grupo sobre como funcionam as ações, seus projetos mais notáveis e claro, a paixão pelo BTS.

Army Help The Planet do Brasil

A equipe está presente em várias cidades brasileiras. Mesmo formados a partir de um fandom majoritariamente adolescente, a faixa etária da equipe é de 17 a 38 anos. “Esse é um tabu que realmente lutamos para derrubar. Nossa equipe de líderes é toda acima de 20 anos”.

“Nós somos uma equipe bem técnica. A maioria tem formação na área ambiental, entre Engenharias Ambientais, Biologia e Biotecnologia. Também temos profissionais em áreas não relacionadas, como contadores, designers, advogadas, entre outros”.

Continua depois da publicidade
Evento reúne membros do Army em Curitiba-SC.
Foto: Acervo/Equipe Army Help The Planet

O movimento começou como grande parte dos projetos nesses tempos modernos: pelo Twitter. Um membro do fandom brasileiro usou a tag #ArmyHelpThePlanet, já utilizada no exterior, falando sobre as queimadas na Amazônia. Felizmente, a thread deu certo.

“No ano passado a Amazônia estava queimando por meses, mas a mídia estava silenciosa. A pessoa que postou sobre isso na época fez um grupo, onde todos deveríamos tomar uma iniciativa. Foi aí que o @ARMY_HTP nasceu”.

O grupo brasileiro continuou usando a hashtag e conseguiu apoio internacional. “Entramos para os assuntos do momento no Brasil e demos muita visibilidade para o que estava acontecendo na Amazônia”.

Com uma equipe base de projeto formada, o grupo resolveu lançar sua primeira ação. “A campanha saiu cerca de um mês após a thread. Foi intitulada ‘#ArmyHelpTheAmazon’, em parceria com a ONG Iniciativa Verde“.

Foram arrecadados mais de R$ 8.000,00, financiando o plantio de 400 mudas nativas em área de preservação na região Transamazônica (Altamira-PA).

Continua depois da publicidade

A campanha transformadora incentivou o grupo a seguir promovendo ações semelhantes. “Nós escolhemos uma causa e fazemos uma pesquisa de vários Institutos ou ONGs associados. Seguimos esse processo nas ações, mas também já realizamos outra menores, mantendo o foco social”.

#ArmyCleaningDay

O maior projeto do Army em território nacional foi o #ArmyCleaningDay, realizado em setembro de 2019. O evento aconteceu em 17 estados, motivando mais de 300 pessoas a fazerem mutirões de coleta de lixo pelo país.

Registro do #ArmyCleaningDay em praia de Manaus-AM.
Foto: Acervo/Equipe Army Help The Planet

“Fomos inspiradas pelo projeto Limpa Brasil, que é uma ação onde grupos se reúnem para fazer um dia de limpeza em locais públicos. Então, oferecemos isso ao nosso público Army. Começamos a recrutar representantes que poderiam fazer a ação ocorrer em suas cidades”, conta a líder.

“O evento foi realizado no dia 29 de setembro. Vários Armys se reuniram em parques, praças, praias e fizeram mutirões de coleta de lixo”. O evento promoveu a conscientização, além de reunir vários grupos locais pela iniciativa ambiental.

Registro do #ArmyCleaningDay com Army de São Paulo-SP.
Foto: Acervo/Equipe Army Help The Planet

“O BTS sempre nos motiva, não apenas como artistas, mas como as pessoas que são fora dos holofotes. Eles sempre nos incentivam a usar nossa voz. Suas músicas sempre foram críticas, tratando problemas da sociedade e motivando a busca por mudanças”.

O grupo sul-coreano é conhecido pelo incentivo ao protagonismo jovem, dando o exemplo a partir da própria participação dos membros em diversas causas sociais. A campanha Love Myself, lançada em novembro de 2017, é um ótimo exemplo.

Continua depois da publicidade

A ação anti-bullying, feita em parceria com o Comitê Coreano e Japonês para a UNICEF, contou com a chamada #ENDViolence. O grupo divulgou vídeos nas mídias sociais para incentivar a gentileza e o diálogo.

“Não são só os jovens que podem se espelhar nas ações do BTS, mas sim um público de diversas idades, que pode aprender a tomar atitudes positivas para tornar o mundo melhor”, conclui a líder.

Campanha pelo Pantanal

Atualmente, a meta do projeto Army Help The Pantanal já está em R$ 50.000,00., entretanto, não surpreende os membros da equipe. “Não era novidade o potencial do Army em arrecadações de projetos filantrópicos, pois isso já está inserido na ‘cultura #BTSarmy’”.

O grupo recebe doações até 9 de outubro. Para participar, acesse a campanha disponível na Benfeitoria, realizando seu pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito.

Continua depois da publicidade

Também é possível colaborar assinando petições em apoio ao meio ambiente. Para entrar em contato com a equipe e compartilhar a campanha, acesse os perfis da Equipe Army Help The Planet no Instagram, Twitter e YouTube.

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

Gringolândia

Um dos ícones do pop do século 21, V, integrante do BTS, lançou hoje seu primeiro álbum solo. Intitulado Layover, o disco é composto por seis...

Gringolândia

O Coldplay divulgou nesta quinta-feira (30) o videoclipe para o recém-lançado single My Universe, colaboração com os sul-coreanos do BTS. Conduzido pelo renomado diretor...

Mundo Extremo - Cláudio Azevedo

Duas décadas após a estréia com Terra Incognita, os frances do Gojira já rodaram o mundo nos festivais mais importantes do metal mundial (inclusive...

BR

Procurando alertar as pessoas sobre as perdas que os incêndios causam em parte do Brasil, o rapper Igor B divulgou o single Mobilize-se. Em...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos