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Crédito: Eugênio Martins Jr

Entrevistas

Entrevista | Fantastic Negrito – “Era um esperma velho. Esse é meu legado”

Em uma entrevista reveladora para o Blog n’ Roll, o músico norte-americano Xavier Amin Dphrepaulezz, o Fantastic Negrito, de 56 anos, nos proporciona uma jornada íntima e crua, refletindo sobre traumas de infância, relacionamentos familiares e o poder de transformar a dor em arte. 

Seu novo álbum, Son of a Broken Man, emerge como uma obra profundamente pessoal, onde ele explora memórias dolorosas e o impacto de ser “filho de um homem quebrado”. “Para mim, o álbum é como um novo relacionamento… Não tenho certeza se quero namorá-la, mas gosto muito dela”, diz ele, em uma comparação que revela sua vulnerabilidade com este trabalho.

A conversa também destaca sua colaboração inesperada com Sting, na faixa Undefeated Eyes, e suas influências, que vão desde o blues de Robert Johnson ao grunge do Nirvana. 

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Em meio a reflexões sobre seus conflitos internos e experiências de vida nas ruas, Fantastic Negrito demonstra a autenticidade que sempre marcou sua música, em um álbum que, nas palavras dele, permite que ele seja humano – corajoso, vulnerável, e acima de tudo, verdadeiro.

Confira a entrevista completa, onde Fantastic Negrito, que se apresentou no fim de outubro no Cine Joia, em São Paulo, fala sobre a criação do álbum, sua relação com a música e até brinca ao descrever ícones como Aretha Franklin e Prince em uma palavra.

Você está animado com o seu novo álbum, Son of a Broken Man? Alcançou o que você esperava antes de iniciar a gravação?

Para mim, o álbum é como um novo relacionamento. Não tenho certeza se quero namorá-la, mas gosto muito dela. Não sei se somos feitos um para o outro, mas estou gostando.

Tenho que continuar tocando, e isso é para entrar na corrente sanguínea, mas o processo de composição foi bom, e a produção foi boa. 

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Eu ia perguntar sobre isso, porque este álbum foi descrito como o mais pessoal até agora. Como foi o processo criativo? 

Muito disso é medo. Quando você está escrevendo algo tão pessoal, há medo. É algo como querer ser legal, quero ser essa imagem que tenho de mim mesmo. Não quero ser vulnerável, não quero falar sobre algo que me esmagou, que me machucou. 

Meu pai tinha 63 anos quando nasci. Minha mãe tinha 30. Sim, sou esperma velho, era um esperma velho. Esse é meu legado.

Tão difícil, fui durão a vida toda, porque meu pai, quando tinha 11 anos, parou de falar comigo, e mesmo quando eu o via na rua, ele me ignorava, e então aos 12, ele simplesmente me expulsava. Eu fugia, não sabia o quanto isso me afetava.

Realmente me afetou, porque o pai, quando você é bem pequeno, é meio que seu herói. E então você passa pela fase da adolescência, mas ele não me deixou passar por isso.

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E é muito, muito doloroso. Machuquei muitas pessoas e a mim mesmo. Como segurar isso a vida toda, como essa dor, essa lesão?

E essa é a história mais antiga do mundo, é um pai e um filho que lutaram. E quão fácil é traduzir isso para a música? Você só tem que ficar fora do caminho, porque quando você está fazendo isso, tudo atrapalha.

As pessoas vão gostar? O que as pessoas vão pensar? É constrangedor. Eu vou ser vulnerável. E se eu mostrar meu coração? E se eu mostrar tudo e for uma droga? Isso é muito medo.

Então tenho que sair do caminho e me deixar ser humano. E acho que ser humano é parte de ser vulnerável, ter medo, ser corajoso, ser violento, ser amoroso. Isso é permitir que isso aconteça.

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E acho que queria usar todo o trauma pessoal em algo incrível. Sei que isso dói, isso dói, é traumático, mas vou usar isso em uma música. E isso é, eu senti que era o processo.

Quem é você na música Living With Strangers

Essa é uma pergunta muito, muito, muito boa. Você me pegou de surpresa. Mas agora tenho que tirar minha máscara. Acho que é como acabei sendo atraído em parte da minha vida por um certo tipo de mulher.

Porque eu estava tão fodido porque eu estava tão baixo, porque eu estava sofrendo. E então eu fiquei baixo, porque vou te tratar muito mal e atacar porque estou com medo. Meu pai, ele me esmagou, e minha mãe, ela me ignorou. E sinto que isso dói. 

Não quero que você faça isso comigo. Então talvez o você tenha tido a ver com meu relacionamento com mulheres.

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Estava muito bravo com a minha mãe, que ainda está viva. Não sou tão próximo dela. Sou o oitavo de 15 filhos.

Você não pode se aproximar de sua mãe. Mas não tenho raiva dela, mas acho que talvez tenha algo. Não quero chamar isso de raiva, mas tirei isso.

Parece que quando estou cantando essa música, lembro que estou um pouco bravo. É difícil até falar sobre isso porque não quero.

Tudo bem. Eu sinto que essa é uma pergunta de um psiquiatra. 

Sim, eu estava pensando na mesma coisa. Não quero responder a essa pergunta. Mas o mais importante é que sou eu. Tipo, me sinto mal. Me sinto um nada. Então como lido com isso? Como lido com isso sentado em um piano e vivendo com estranhos?

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Eu tinha 12 anos, vivia com crianças de rua e gangues. Ou eu vou ou a polícia me leva para uma casa para menores, algo como lar adotivo.

Quero lembrar desse medo, mas vou lutar pela minha vida. Filho da puta, vou lutar pela minha vida. Se isso acontecer comigo, quero estar morto. Tive que lutar com um homem, tentaram me pegar. Isso é constrangedor. Mas lutei e sobrevivi.

E você fez isso muito bem feito. Parabéns! Você conseguiu realmente passar a mensagem.

Desculpe por demorar tanto.

Tudo bem. Vamos falar rapidamente sobre Undefeated Eyes. Como surgiu a colaboração com Sting? 

Estava abrindo um show para ele e o Sting estava lá o tempo todo. Fiquei nervoso. Esse cara escreveu tantas músicas incríveis. Minha música é uma droga.

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Depois, ele disse: “ei, isso é bom. Estou indo para São Francisco”. Respondi que tinha uma música, mas não iria cantar. E sugeri: “talvez você queira cantar”. No entanto, pensei que ele nem fosse ouvir. Mas ele respondeu rapidamente. “Oh, uau, estou indo na segunda-feira”.

Na hora pensei: “merda, o estúdio está tão sujo, tenho que limpar o estúdio”. Foi isso que me lembro. Acho que ele ficou surpreso que meu estúdio fica no gueto. Ele está parecendo uma prostituta andando por aí e tal. Ele ficou tipo: “ei, que parte de Oakland é essa?” Foi o que ele me disse.

Sei que ele ficou surpreso, mas nos divertimos muito. E toda vez que o vejo, me divirto muito. E ele sai e assiste o meu show do palco. Fizemos o vídeo na Bélgica, quando estávamos fazendo, de novo, um show juntos.

Foi divertido. Disse que não sabia o que fazer no vídeo. Aí veio a ideia de andarmos como dois velhos amigos conversando.

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E há outros artistas com quem você gostaria de colaborar, mas ainda não teve a chance?

Acho que quando penso nisso, sinto que essas coisas acontecem. Não, eu não queria colaborar com o Sting. Simplesmente aconteceu. E amo quando as coisas simplesmente acontecem. Não quero saber de nada.

Quero fazer um jogo contigo. Topa? Eu falo alguns artistas e você os resume em uma palavra. 

Vamos lá!

Rolling Stones

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Eu os amo. Sujos. Sujos e crus.

B.B King 

Amigo. Cara, ele é o rei. Eles achavam que os fantasmas do Mississippi estavam nele.

Christone Kingfish Ingram

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Muitas notas. Como você se lembra de todas essas notas? O novo B.B. King, mas mais ocupado.

Aretha Franklin 

Cale a boca. Você não está cantando. Aretha está cantando.

The Specials

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Destemidos

Prince

O grande professor, o grande inovador.

Quais os três álbuns que você acha que mais influenciaram sua carreira?

The Complete Recording of Robert Johnson. Essa é a Bíblia de toda a música.

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Quando estava em um reformatório para crianças más, me comportei por uma semana e eles me deram o álbum de 1999. Então não sabia muito. E descobri Dirty Mind depois disso. Era muito funk, estranho com as baterias mecânicas, inovador. Parecia destemido para mim. Então ainda me influencia.

Outro álbum, digamos, todos ficarão surpresos, mas não me importo. Nirvana. Quer dizer, quando ganhei esse álbum, só ouvia hip hop, principalmente naquela fase da minha vida. E foi um workshop tão puro em composição e conectar a emoção com a composição com a angústia. Um álbum tão brilhante. Sei que as pessoas não esperam que eu diga isso.

Kind of Blue, do Miles Davis. Porque janto ouvindo Kind of Blue. E desde que meu filho era pequeno, nós jantamos e tocamos Kind of Blue. E sinto que é um trabalho educativo. Mesmo que você não goste de jazz, é muito bom para o sistema digestivo.

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