A minha dica da semana é o 2º Festival ELA (Empoderamento, Liberdade e Arte) no qual mulheres artistas independentes e autônomas da Baixada Santista realizam entre sexta e domingo (7, 8 e 9), um movimento que celebra a arte e a cultura produzida por mulheres. Serão três dias de programação gratuita e 100% online transmitida ao vivo através do canal do Festival ELA no Youtube.
Sem patrocínio e apoio dos setores públicos ou privados, a realização do evento só será possível graças a uma campanha de financiamento coletivo.
O Movimento ELA – Empoderamento, Liberdade e Arte, existe há mais de dois anos e nasceu da ânsia coletiva por espaço e voz. Desde então foram realizadas diversas ações de fomento ao protagonismo feminino, festas de ocupação de espaço público, rodas de conversa, oficinas e festivais.
Ano passado o festival teve sua 1ª edição com mais de 35 artistas de regiões e nichos diferentes se apresentando em três dias de festival e trocando conhecimento, aprendendo, ensinando e se fortalecendo.
“Esse ano estávamos programando um festival ainda maior e que contemplaria muito mais mulheres e suas pluralidades. Mas veio uma pandemia que encheu de incertezas nossas vidas, inverteu nossas prioridades congelou as emendas parlamentares e tem nos mostrado a cada dia que (sobre)viver é mais leve de forma coletiva”, afirma a DJ Nanne Bonny, idealizadora e produtora do festival.
Com o isolamento social, o Festival ELA será o porta-voz para 54 mulheres mostrarem sua arte e ocuparem espaços importantes. A maioria das artistas vem de regiões periféricas da Baixada Santista, em especial da Zona Noroeste, em Santos, da área continental de São Vicente e de Vicente de Carvalho.
Programação
O Festival ELA irá abranger diversas esferas artísticas e de conteúdo. A programação contará com mostra de cinema, teatro, música, dança, roda de conversa e cursos de capacitação. Todas as artistas e organizadoras são mulheres.
A programação completa com o dia e horário de cada atração está nas redes sociais oficiais do evento, Facebook e Instagram
Para assistir o Festival ELA basta se inscrever no canal do evento no YouTube, ativar o lembrete e aguardar.
Em tempos difíceis é preciso apoiar pequenas iniciativas, fortaleça o trabalho de mulheres! Caso precise de assessoria de imprensa se liga no trampo INCRÍVEL da Fernanda Vicente na Pandora – Comunicação para Mulheres.
Telefone: (13) 98132 0391 / pandoraimprensa@gmail.com / www.pandoraassessoria.com.br