O que você está procurando?

Faro de Rock - Bruna Faro

A Influência da Música na Moda

Os artistas são grandes influenciadores do mundo fashion. Muito do que vemos nas passarelas apareceram nos palcos. Jaquetas, óculos, lenços, até penteados viraram a marca registrada de muitos famosos.

No pop teve Madonna, com o sutiã pontudo, o crucifixo e acessórios que foram direto para as vitrines. Michael Jackson e seu estilo icônico com suas luvas, meias e chapéus. Cher, um ícone pop, se veste como uma verdadeira diva. Elton John também não fica de fora do exagero com seu estilo nada simples.

Continua depois da publicidade

Assim como o pop, o rock também teve seus artistas que ditaram a moda de décadas. Eles influenciam até hoje as lojas e inclusive o que há dentro dos nossos armários. Mesmo que você não seja roqueiro, com certeza já usou algumas peças que foram imortalizadas por lendas do rock.

Jaqueta de couro

A jaqueta de couro é considerada uma peça “coringa”. Ou seja, aquela roupa que você tem que ter pois combina com tudo e serve para várias ocasiões. Na música, o couro é associado ao rock. Pois esse tecido é muito usado pelos músicos desse gênero. Na era rockabilly a peça era usada por atores e cantores. Elvis Presley já a vestia em shows e inspirava os jovens com seu estilo.

Uma banda que também mexeu nos guarda roupas de sua época foi Ramones. Eles tinham um “uniforme”: calça jeans, camiseta básica, cabelão, e a querida jaqueta de couro. A banda fez parte do punk, um movimento de rebeldia que também era refletido no vestuário de seus artistas. Sid Vicious, por exemplo,  virou um ícone da década de 1970 com suas roupas rasgadas, cabelo bagunçado, coturno e sua atitude “dane-se tudo” que foi copiada por muitos fãs do gênero.

Atualmente, pessoas e artistas de todos os estilos usam e abusam da jaqueta de couro, graças a esses astros que fizeram a peça brilhar.

Continua depois da publicidade

Terninhos

Quando pensamos em músicos usando terninhos automaticamente lembramos dos Beatles. A banda, em sua primeira aparição na TV americana, estava usando os famosos ternos com seus cabelos balançando ao som de I Wanna Hold Your Hand. O Fab Four enlouquecia as meninas do mundo todo com a aparência certinha e versos românticos.

Eles revolucionaram a moda, durante várias fases da banda. Com os ternos, criaram um look icônico que marcou o início dos Beatles.

Os terninhos já eram usados nos anos 1950 por lendas do rock como Chuck Berry e sempre foi considerada uma peça elegante. Ao ser usado em músicas mais agitadas, esse tipo de roupa ganhou um ar descolado, sendo aderido por muitos artistas.

Continua depois da publicidade

Angus Young, guitarrista do AC/DC, é um exemplo que adotou os terninhos porém no estilo de uniforme de escola. Os ternos estão cada vez mais diferentes e bandas como Arctic Monkeys adotaram os modelos coloridos que chamam a atenção da moda.  

Bandanas

A famosa bandana, uma peça versátil que pode ser usada na cabeça, no braço, no pescoço, etc… É considerada um símbolo de luta devido ao cartaz “We Can Do It”, onde Rosie the Riveter usa o lenço. Essa imagem saiu na época da Segunda Guerra Mundial e até hoje é vista como uma representação das mulheres batalhadoras.  

Vários músicos adoram usá-la, talvez por ser um símbolo de luta ou por puro estilo, a bandana faz parte de figurinos cheios de atitude. Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, criou sua imagem com a bandana vermelha amarrada por cima de seu cabelão loiro.

Continua depois da publicidade

No Brasil, Cazuza foi o representante deste item. O cantor colocava um lenço na cabeça e subia ao palco, exagerado e cheio de atitude.

Nos anos 1960, Jimi Hendrix e Janis Joplin abusavam do acessório, usando-o de diversas formas e em vários lugares. Prendiam lenços no cabelo, na roupa e até no microfone. Esse look cheio de tecido fazia parte do estilo boho e psicodélico, onde os dois adoravam se aventurar.

Bruce Springsteen fez um sucesso gigantesco com a capa de seu álbum Born in the USA. De costas, com uma calça jeans, camiseta branca, e uma bandana vermelha pendurada no bolso, Springsteen balançou o mundo. Levou o álbum para o Rock and Roll Hall of Fame e a bandana para a cabeça do povo.

Continua depois da publicidade

Extravagância

A extravagância faz parte do guarda-roupa de diversos artistas. Desde músicos que se apresentam fantasiados até aqueles mais andróginos, o excesso chama a atenção nos palcos.

Na nossa terra alguns artistas bem conhecidos gostavam de se apresentar assim, como os Mutantes, onde Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias apareciam com fantasias para tocar suas músicas.

Secos e Molhados, com Ney Matogrosso no vocal, esbanjavam um estilo incomum, com roupas e movimentos inusitados. Mais tarde, Mamonas Assassinas seguiu a mesma onda e conquistou o Brasil com suas roupas e composições nada convencionais.

Fora do nosso país, a extravagância também fazia sucesso. Freddie Mercury com seu vestuário, ganhou o público ao se vestir de forma diferente e chamativa. Algumas de suas roupas usadas em shows do Queen são lembradas até hoje.

Continua depois da publicidade

Kiss também não fica de fora da “esquisitice”. Maquiagem, sapato de plataforma, macacão de couro e muita pirotecnia nos palcos, a banda levou o rock a outro nível com seus figurinos que ficaram marcados na história.

Porém quando o assunto é ser excêntrico, o grande rei é David Bowie. Ele revolucionou a moda com sua androginia. Seu armário era assunto de revistas. Bowie usava peças femininas e masculinas, sem nunca se preocupar com o gênero. Seu personagem Ziggy Stardust ajudou a transformar a moda.

Com Ziggy, Bowie criou sua marca ao pintar seu cabelo de vermelho e maquiar seu rosto com um raio. Sua música e estilo quase de outro planeta agitaram as tendências e deixaram sua eterna marca nesse mundo.

Continua depois da publicidade

Camisa xadrez

A flanela ficou famosa junto com o grunge. As bandas desse gênero geralmente usam camisas abertas por cima de camisetas, criando um estilo descontraído que combina com o som que fazem. Pearl Jam com Eddie Vedder, Soundgarden, e outros, são alguns dos artistas que trazem esse aspecto despojado para os palcos.

Mas a famosa camisa xadrez ganhou destaque com ajuda de Kurt Cobain, cantor do Nirvana. Suas composições traziam versos que os jovens se identificavam e se sentiam inspirados com seu estilo.

Com sua voz rasgada e suas letras cheias de críticas, Cobain chamou a atenção do mundo e se tornou um ícone tanto na música quanto na moda. Até hoje é idolatrado e o xadrez continua a ser usado e abusado em todas as formas.

Continua depois da publicidade

Cabeleira

A cabeleira é destaque no rock. Cabelos compridos, armados, com spray, com gel, de todas as cores e formatos. O mundo da música já viu todo tipo de penteado passar pelos palcos.

Nos anos 1950 com os topetes, usado por Elvis. Em 1960, com Beatles balançando as cabeleiras. Na do punk e do hippie a diversidade era grande até no corte de cabelo.

Rita Lee marcou a época com sua franjinha. The Cure, no alternativo, chamava atenção com seus cabelos em pé. O glam rock também foi influência nos salões de beleza, com a extravagância de David Bowie. O psicodélico junto com o heavy metal trouxeram os cabelos compridos a tona.  

Os anos 1980 marcaram bastante com as madeixas mais exageradas. Os cabelos armados com permanente e topetes que combinavam com as ombreiras eram um grande sucesso ao redor do mundo. Bon Jovi, Van Halen, Whitesnake, e outras bandas desse gênero adoravam um cabelão.

Continua depois da publicidade

Com o tempo muitos penteados diferentes surgiram, como Slash, guitarrista do Guns N’ Roses. Graças a sua cabeleira cobrindo seu rosto, seu chapéu e óculos, ele se tornou uma figura inconfundível no mundo da música.

Óculos

Por falar em óculos, esse acessório ficou moderno por causa de alguns artistas. A rainha brasileira do rock, Rita Lee, é muito lembrada por seu look com o cabelo vermelho, a franja e o óculos. Outro artista que fazia sucesso com seu modelo fundo de garrafa era Buddy Holly, na época do rockabilly.

A roqueira Janis Joplin adorava usar o apetrecho com formato redondinho junto ao seu estilo boho emblemático. Esse tipo redondo inclusive ficou muito famoso graças à John Lennon, que começou a usá-lo em sua fase psicodélica até o fim de sua vida, tornando um símbolo ícone do músico.

Continua depois da publicidade

Kurt Cobain trouxe o acessório de volta à moda nos anos 1990, quando apareceu com um modelo redondo branco, marcando o estilo do cantor.

Até os Paralamas do Sucesso tem um grande hit chamado Óculos, onde tem a seguinte frase “por trás dessa lente tem um cara legal”. Essa ideia de que óculos é coisa de gente chata ou feia foi desconstruída. As estrelas ajudaram a transformar esse objeto rejeitado em um símbolo fashion.

Somos muito influenciados por esses artistas, nossos guarda-roupas estão cheios de peças que apareceram em filmes, videoclipes e shows. Qual é a sua roupa favorita que já foi usada por seu ídolo? 

Continua depois da publicidade

COLUNAS

Advertisement

Posts relacionados

BR

Em meio a uma trajetória marcada por grandes sucessos, os Acústicos & Valvulados retornam ao cenário musical com uma faixa que traduz resiliência e...

BR

Uma das bandas mais comentadas no underground carioca, a Venuz mostra no clipe de 3AM que nada melhor do que a noite para esquecer...

BR

O pop e o coração partido têm inspirado inúmeros sucessos icônicos, como “Someone Like You” de Adele, “Wrecking Ball” de Miley Cyrus e “Without...

BR

A GuardaMar, banda de rock alternativo criada em Aracaju (Sergipe) em 2022, retomou os lançamentos com o single Sina, o quarto da carreira, que...

Publicidade

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Fika Projetos