Música em dobro – 12 bandas com só dois integrantes

Arroz com feijão, queijo com goiabada… Quando falamos de comida existem ingredientes que juntos dão o sabor perfeito, na música não é muito diferente! Muita gente pensa em banda como um grupo com mais de três integrantes, pois como é possível fazer um som completo com menos que isso? Bom, aí que você se engana! Um duo musical consegue fazer música boa e ainda dominar as paradas de sucesso com hits que já viraram até grito de torcida de futebol! Segue aqui, algumas dessas duplas poderosas para você descobrir e/ou ouvir de novo.

The Everly Brothers
Formada na década de 1950 pelos irmãos americanos Don e Phil Everly (ambos cantavam e tocavam violão), tinham como gênero musical o rock, rockabilly e influência country. Com 26 músicas no top 40 da Billboard Hot 100, os “brothers” entraram pra história como um dos dez primeiros artistas a fazerem parte do Hall da Fama do Rock and Roll. Não é que eles influenciaram muita gente como The Beatles, Simon & Garfunkel e The Beach Boys?!

Integrantes: Don Everly e Phil Everly

Carpenters

Os irmãos americanos Karen (voz e bateria) e Richard Carpenter (voz, piano, teclado e arranjo) ficaram famosos na década de 1970. Venderam mais de 90 milhões de álbuns e singles. A dupla fez turnês pelo mundo, inclusive Brasil! Mas o sonho da dupla acabou com a morte de Karen, em 1983. Ela sofreu uma parada cardíaca devido a complicações de anorexia nervosa. Top Of The World, Please Mr. Postman e Close To You são só alguns de seus sucessos.

Integrantes: Karen Carpenter e Richard Carpenter

Tears For Fears
A banda britânica Tears for Fears, junta desde 1981, é formada por Roland Orzabal (voz, guitarra e teclado) e Curt Smith (voz, baixo e teclado). Misturando rock e new wave, chegaram às paradas de sucesso com músicas como Shout e Everybody Wants to Rule the World. Mesmo com vários prêmios, Orzabal e Smith se separaram em 1991, mas retornaram em 2000 e desde então, permanecem unidos produzindo mais sucessos para as lágrimas de alegria dos fãs.

Integrantes: Roland Orzabal e Curt Smith

Eagles Of Death Metal
Uma banda complicada de entender devido ao seu “vai e volta” de integrantes, confunde muita gente sobre a quantidade de integrantes. Eagles Of Death Metal é formada originalmente por Jesse Hughes e Josh Homme (isso mesmo, o vocalista e líder de Queens Of The Stone Age). Hughes comanda a dupla com seu som alternativo, desert e garage rock. Desde seu início, em 1997, eles tiveram idas e vindas devido aos compromissos de Josh com sua outra banda. Mas isso não os impediu de fazer músicas marcantes, como I Want You So Hard, que tem a participação de Dave Grohl e Jack Black no clipe!

Integrantes: Jesse Hughes e Josh Homme

The White Stripes
Com seu estilo único, parecendo que saíram de um filme do Tim Burton, Jack White (guitarra e vocal) e Meg White (bateria), conquistaram os amantes da música graças a sua “simplicidade elaborada”. Formada em 1997, nos Estados Unidos, o dueto surpreendeu com suas músicas grudentas. Tão chicletes que já viraram grito de guerra em campos de futebol ao redor do mundo. Você com certeza já ouviu Seven Nation Army por aí. Eles que misturam rock alternativo com som de garagem, punk, blues e hard rock. Vale a pena conferir a dupla que sempre usa preto, branco, vermelho e listras.

Integrantes: Jack White e Meg White

The Kills
A banda de garage rock de dupla nacionalidade foi formada em 2000, por Alison “VV” Mosshart e Jamie “Hotel” Hince. Ntes de se juntarem, Alison fazia parte da banda punk Discount e Hince participava do grupo Scarfo. Quando se conheceram em um hotel, começaram ali a formar o que seria The Kills. Muita comparada pela crítica a dupla The White Stripes, eles conseguiram achar seu espaço e fizeram sucesso graças a composição misturando rock alternativo, post punk e garage rock.

Integrantes: Alison “VV” Mosshart e Jamie “Hotel” Hince

The Black Keys
A dupla veio de uma cidade pequena, Akron, Ohio, nos Estados Unidos. Mas Dan Auerbach (guitarra e vocal) e Patrick Carney (bateria) conseguiram rodar o mundo, graças a seu som que mistura rock alternativo com indie, punk, e blues rock. Seus dois primeiros álbuns (The Big Come Up e Thickfreakness) foram gravados com um gravador de fita cassete dos anos 80, no porão da casa de Patrick! Juntos desde 2001, são donos de hits como Lonely Boy, Tighten Up e Howling For You.

Integrantes: Dan Auerbach e Patrick Carney

Brothers Of Brazil
Nossa banda brasileira da lista é formada por Supla e seu irmão João Suplicy. Os dois resolveram juntar seus sons em 2009. Com uma mistura de rock e pop, chegaram a fazer shows até fora do país! Após o lançamento de seu segundo álbum, intitulado também Brothers Of Brazil, eles conseguiram fama internacional, dando entrevista para a rádio BBC, em Londres e fazendo mais de 250 shows só nos EUA e Reino Unido!

Integrantes: Supla e João Suplicy

She & Him
Não, a vocalista não se parece com aquela atriz de cinema… ela é! A atriz americana Zooey Deschanel, junto com M. Ward, formam desde 2006 a banda She & Him. Ela é vocalista, mas também toca piano e banjo. Ele é o produtor e toca guitarra. A dupla se conheceu justamente num set de filmagem. A banda folk americana, com influência indie pop e uma pegada vintage, adora fazer covers de músicas antigas e até de cantigas de natal!

Integrantes: Zooey Deschanel e M. Ward

Twenty One Pilots
Criada em 2009 por Tyler Joseph e Josh Dun, a dupla de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, toca um hip hop alternativo. Com nuances de electro pop, indie pop, pop rock, rap rock e rock alternativo, são uma das bandas do momento. Inclusive, vão vir esse ano para o Lollapalooza! Estouraram com o quarto álbum Blurryface, com o single Stressed Out.

Integrantes:Tyler Joseph e Josh Dun

The Ting Tings
Tem mais dupla britânica no pedaço: The Ting Things. É esse mesmo o nome deles! Formada por Katie White (vocal, guitarra, bumbo, baixo e caneca) e Jules de Martino (vocal, bateria, guitarra, baixo e piano), desde 2004 eles têm feito sucesso no estilo indie rock, indie pop, dance-punk, post-punk revival. Com músicas chicletes e dançantes, já ganharam vários prêmios pelo single That’s Not My Name. Outro sucesso foi a canção Shut Up and Let Me Go que toca em baladas indies até hoje.

Integrantes: Katie White e Jules de Martino

Royal Blood
A dupla do Reino Unido, surpreendeu todo mundo quando mostraram sua música composta somente por um baixo e uma bateria. Logo em seu primeiro ano de estreia (2013), Mike Kerr nos vocais e baixo, e Ben Thatcher na bateria, conseguiram alcançar um sucesso enorme, abrindo shows para bandas bem sucedidas como Arctic Monkeys. Com som pesado, misturando hard rock, blues e garage rock, chegaram a ser considerados uma das salvações do rock atual!

Integrantes: Mike Kerr e Ben Thatcher